Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“MÚSICA DAS FONTES” DE ALTE ANIMA TERRITÓRIO DO ASPIRANTE GEOPARQUE ALGARVENSIS LOULÉ-SILVES-ALBUFEIRA

A programação do Geopalcos Arte.Ciência.Natureza, inserida na programação cultural em rede Bezaranha, vai passar pela aldeia de Alte, no próximo fim de semana, dias 7 e 8 de agosto, com o Festival “Música das Fontes”, protagonizado pelos artistas Daniel Vieira e Renata Violetta e convidados.

A iniciativa, que se desenrola nas emblemáticas fontes de Alte, das 10h00 às 22h30, abrange dois dias dos concertos ao ar livre, algumas oficinas com os artistas locais (danças tradicionais, contos, plantas, ioga) e uma palestra sobre os instrumentos tradicionais do Algarve.

A água é o elemento aglutinador deste encontro. Água que, além de ser indispensável no nosso dia a dia, vai servir de cenário aos concertos mas também de inspiração quer para músicas, quer para a imagem visual do evento.

Será igualmente apresentado o folclore local - tocado, cantado e dançado -, como parte importante do património imaterial deste território, como forma de sensibilização dos espetadores e visitantes para a sua beleza e o perigo real do seu desaparecimento.

No seio da natureza, através dos sons e das cores da água, da beleza da poesia, com instrumentário da voz, guitarra portuguesa, viola, harpa e alaúde, pretende-se criar uma harmonia emocional com o ambiente natural.

Todas as iniciativas são de entrada livre e o programa completo pode ser consultado em www.geoparquealgarvensis.pt

Recorde-se que o Geopalcos Arte.Ciência.Natureza constitui um programa de intervenção cultural no território do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, que visa vai criar eventos inovadores nesses concelhos, marcando o cruzamento de várias disciplinas artísticas, mas também a comunicação entre os agentes culturais, as gentes locais e a população que habitualmente visita o Algarve durante o verão.

 

 

CML/GAP /RP