Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Música em Outubro” com sonoridades para todos os gostos

Música em Outubro.jpg

 

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Música (1 de outubro), Palmela oferece sonoridades para todos os gostos. O programa do “Música em Outubro” arranca já no dia 1, com uma “Noite de Ópera” promovida pela Câmara Municipal de Palmela e, até dia 27, vai proporcionar à população espetáculos musicais diversificados, por todo o concelho, com um forte envolvimento do movimento associativo local.  

A “Noite de Ópera”, que decorre a partir das 21h30, no Cineteatro S. João, em Palmela, surge do desafio lançado pela professora Isabel Biu a alunas/os de música, que se juntam para interpretar cenas de várias óperas. O espetáculo terá a participação dos Coros Infantil e Juvenil do Conservatório Regional de Palmela, do Coro e do Grupo de Sevilhanas da Sociedade Filarmónica Humanitária e do pianista Pedro Vieira de Almeida. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete.

Ao longo do mês, o programa integra concertos com o Conservatório Regional de Palmela, a Orquestra Nova de Guitarras, o Grupo Coral dos Trabalhadores da Autarquia do Barreiro (comemorações do 3.º Aniversário do Museu da Música Mecânica), os Shivers, “ONG Convida Bandas do Espaço Cave”, os Concertos do Aniversário da Sede e da Sociedade Filarmónica Humanitária, o Concerto Comemorativo do 167.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e ainda os espetáculos com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e com a Orquestra Sinfónica Juvenil, integrados no XV Festival Internacional de Música - Palmela “Terra de Cultura”.

A programação inclui também o Festival Bardoada AJCOI, o XV Encontro de Bandas Filarmónicas da Vila de Pinhal Novo e o Encontro de Coros. Destaque ainda para o teatro, com o espetáculo “Minimu”, inserido no Festival Manobras, e para os “Dias de Formação… Música Eletrónica”.

A iniciativa “Música em Outubro” integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.   

 

PROGRAMA

 

1 de outubro | 21h30 | Cineteatro S. João, Palmela

Noite de Ópera

Cenas de várias óperas, interpretadas por alunas/os de música (canto e outros instrumentos), que se juntaram neste desafio lançado pela professora Isabel Biu.

Ficha artística: Leonor Lopes, Leonor Rovisco, Rita Cortez, Sandra Deodato, Patrícia Ferreira, Maria da Conceição Lopes, Isabel Biu, António Carvalho, Carlos Bernardes, Pedro Deodato, Nuno Machado, Vasco Avença, Francisco Silva, Gabriel Camacho e Sandro Delgadinho

Coro Infantil do Conservatório Regional de Palmela

Coro Juvenil do Conservatório Regional de Palmela

        Professor João Camacho

Coro da Sociedade Filarmónica Humanitária

Grupo de Sevilhanas da Sociedade Filarmónica Humanitária

        Professora Maria Navarro

Pianista: Pedro Vieira de Almeida

Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

 

 

5 de outubro | 17h00 | Museu da Música Mecânica, Pinhal Novo

Concerto do Mês da Música

Com o Grupo Coral dos Trabalhadores da Autarquia do Barreiro

Integra as comemorações do 3.º Aniversário do Museu da Música Mecânica

Entrada gratuita, mediante marcação e lotação do espaço

Org.: Grupo Coral dos Trabalhadores da Autarquia do Barreiro e Museu da Música Mecânica

 

 

 

12 de outubro | 16h00 (espetáculo) e 17h30 (oficina) | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Minimu

Fernando Mota / A Caravana Passa

Sinopse: Era, era? Era certo. Esta é a história de um menino que tinha um sonho. É uma história de fuga e de viagem, desde os campos de arroz e os tambores mandinga de Gabu aos ritmos da Guiné Conakry, passando por Moscovo, Bissau e Lisboa. O que tem um menino de fazer para encontrar o seu lugar na vida e no mundo?

A Mininu, segue-se a oficina Di Mininus, que explora os materiais e os métodos que deram origem ao espetáculo. Os participantes poderão tocar alguns instrumentos tradicionais e experimentais criados para este espetáculo, para além de dinamizarem jogos rítmicos e musicais com objetos, aprendendo também canções nas línguas dos povos da Guiné.

Entrada gratuita

Org.: Câmara Municipal de Palmela / Artemrede / Festival Manobras