Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Na véspera do Dia do Autor Português - Aldeia cria prémio literário inovador para comemorar centenário da escola

 

Aldeia cria prémio literário inovador para comemorar centenário da escola

 

Aberto a crianças, jovens e adultos, galardão aceita trabalhos de ficção narrativa que podem incluir qualquer outro tipo de expressões artísticas. Com categorias nacional, concelhia e de freguesia, vai entregar nove prémios, constituídos por estantes e prateleiras cheias de livros. Presidência e Assembleia da República, Casa Fernando Pessoa e Casa da Música, além de algumas das melhoras editoras nacionais, apoiam a iniciativa.

 

Aldeia do concelho de Tomar, Linhaceira está a comemorar o centenário do seu primeiro estabelecimento de ensino, determinante no desenvolvimento da aldeia durante o século XX. Foi nesse âmbito que nasceu o Prémio Literário A Escola, que pretende incentivar a escrita e a leitura, mas também ajudar a destacar a Escola, valorizando-a enquanto espaço de vivências de alguma forma marcantes para todos.

Os concorrentes deverão escrever uma história em língua portuguesa que aborde o tema “A escola”. O texto (que pode incluir outras expressões artísticas, como ilustração, fotografia, banda desenhada, música, etc.) deverá ter no máximo 60 páginas A4. No mínimo, deverá ter 1 página no escalão Infantil (até aos 10 anos de idade), 3 páginas no Juvenil (dos 11 aos 17 anos) e 5 páginas no Adulto (a partir dos 18 anos). Podem concorrer todos os cidadãos portugueses, independentemente do país onde residam, e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

O júri terá em conta a originalidade, qualidade literária e bom domínio da língua e atribuirá três categorias de prémios: Local (para autores nascidos ou residentes na freguesia de Asseiceira), Concelhia (para autores nascidos ou residentes no concelho de Tomar) e Nacional.

Assim, haverá nove premiados, acumuláveis (isto é, quem concorre a nível local e concelhio pode também ganhar o prémio nacional), que serão publicados em livro. Todos eles receberão no mínimo uma prateleira em madeira recheada de livros, sendo que o vencedor nacional adulto receberá garantidamente uma estante em madeira e os livros para a preencher.

Instituições como a Presidência da República, Assembleia da República, Casa Fernando Pessoa ou Casa da Música não quiseram deixar de se associar a esta importante iniciativa, que conta também com o apoio de algumas das melhores editoras nacionais. 

Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital com a indicação do escalão e da categoria na primeira página e assinados com pseudónimo até ao final do dia 15 de Julho de 2018 para o e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com numa mensagem com o trabalho concorrente num ficheiro anexo, acompanhado de outro anexo com os dados pessoais.

Os concorrentes deverão consultar o regulamento completo em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt, sendo qualquer dúvida esclarecida através do e-mail acima referido.

 A entrega de prémios decorrerá no mês de Outubro, no âmbito das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.