Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Natália Correia inspira “Palavras na Nossa Terra” de novembro

Natália Correia será a poetisa evocada no encontro de poesia “Palavras na Nossa Terra”, que se realiza no dia 30 de novembro, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo.

Poetisa, dramaturga e romancista natural de S. Miguel, Açores, Natália Correia fez os estudos secundários em Lisboa e colaborou em diversos jornais e revistas. A sua obra estende-se por géneros variados, da poesia ao romance, teatro e ensaio. Interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos da mulher, com um papel ativo na oposição ao Estado Novo. Foi, igualmente, uma figura importante das tertúlias que reuniam nomes centrais da cultura e da literatura portuguesas dos anos 50 e 60.

Entre as suas obras poéticas encontram-se Rio de Nuvens (1947), Poemas (1955), Dimensão Encontrada (1957), Os Sonetos Românticos (1990, Grande Prémio de Poesia APE/CTT) e o Sol nas Noites e o Luar nos Dias I e II (1993). Natália Correia faleceu em Lisboa, a 16 de março de 1993.

 A participação nestes encontros de poesia, que decorrem uma vez por mês, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, é livre e aberta a todas as pessoas que gostem de ouvir, escrever, ler ou declamar poesia.