Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Navigator Art on Paper marca presença na ARCO Lisboa 2018

 

 

O Prémio Navigator Art on Paper estará presente na segunda edição da ARCO Lisboa 2018 de 17 a 20 de maio, na Cordoaria Nacional, evento cultural que se tornou um dínamo agregador dos principais agentes culturais da cidade de Lisboa e da celebração das artes contribuindo para o crescimento económico deste setor.

Após 35 edições de experiência em Madrid, a ARCO, feira internacional de arte contemporânea de Madrid, escolheu a cidade de Lisboa para iniciar em 2016 o seu processo de internacionalização. Assim nasceu a ARCO Lisboa que este ano trás a Portugal mais de 12.000 visitantes, cerca de 96.000 colecionadores nacionais e internacionais e ainda cerca de 50 representantes dos principais museus internacionais.

 

Consciente da importância do apoio à cultura e às artes, a The Navigator Company associou-se a este grande evento onde irá apresentar o Prémio Navigator Art on Paper, numa oportunidade única de divulgação e de projeção daquele que é o maior prémio de arte em papel do mundo.

O Prémio Navigator Art on Paper é um projeto que, numa associação direta aos valores da The Navigator Company, pretende destacar a importância do papel, como sendo um dos grandes suportes da inovação, criatividade, inteligência e arte, e que contribui para o enriquecimento cultural da sociedade.

 

Ao premiar o papel o Prémio Navigator Art on Paper estará a premiar a criação contemporânea na sua essência, desde a pintura ao desenho, passando pela ilustração, gravura, fotografia, escultura ou impressão em papel. Valorizando o talento nacional e internacional de artistas que já têm uma carreira firmada e que utilizam o papel como forma de expressão artística

Para a primeira edição do prémio o júri é composto por Maria da Graça Carmona e Costa (Presidente do Júri e diretora da Fundação Carmona e Costa), Elfi Turpin (Diretora do Crac Alsace, França), Anselm Franke (Diretor do departamento de Artes Visuais e Cinema da Haus der Kulturen der Welt, Berlim), Jonathan Watkins (Diretor da Ikon Gallery, Birmingham) e Filipa Oliveira (Curadora do prémio).

 

Na primeira etapa do concurso, cada membro do júri nomeou três artistas, e na reunião de júri, que teve lugar em abril, dos 15 artistas escolhidos, foram selecionados os cinco finalistas: Francisca Carvalho; Haig Aivazian; Pedro A.H. Paixão; Seulgiu Lee e Shreyas Karle.

O vencedor será anunciado mais tarde, na inauguração da exposição dos cinco finalistas no Chiado8 em Lisboa.

No âmbito desta parceria a Navigator irá ainda apoiar o ARCO Kids, através da cedência de papel Navigator para dinamização de oficinas de expressão plástica, workshops e dinâmicas artísticas.

 

Lançado em Abril do corrente ano e em parceria com o jornal Expresso, o Prémio Navigator Art on Paper é o maior prémio de arte em papel do mundo e o primeiro em Portugal a valorizar o papel como ferramenta de criação.

Saiba mais sobre o Prémio Navigator Art on Paper em navigatorartonpaper.com e siga-nos no Instagram: @navigatorartonpaper.

                  

 

Sobre a The Navigator Company

 

A The Navigator Company é, desde 2016, a nova marca herdeira do património do ex-grupo Portucel Soporcel.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. A Companhia representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.

Em 2017, a The Navigator Company teve um volume de negócios superior a €1,63 mil milhões, sustentado pelo bom desempenho das vendas de pasta, energia e tissue.

Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e quarto a nível mundial, a Companhia é também o maior produtor europeu, o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. No mercado do tissue, o volume de vendas cresceu 9%.

A The Navigator Company tem seguido, com sucesso, uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam mais de 62% das vendas de produtos transformados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório.

As vendas da Companhia têm como destino 130 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA, alcançando assim a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas.

É uma Empresa florestal verticalmente integrada, que dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio - RAIZ. Gere em Portugal uma vasta área florestal certificada pelos sistemas internacionais FSC® (licença nº FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001), dispondo de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel) e de 2,5 TWh/ano de energia elétrica, atingindo um volume de negócios anual de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

A The Navigator Company dispõe dos maiores viveiros florestais da Europa, com uma capacidade anual de produção de cerca de 12 milhões de plantas certificadas de diversas espécies, que se destinam à renovação da floresta nacional.

www.thenavigatorcompany.com

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.