Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

No Seixal | Exposição Cargaleiro, Arte Intemporal é um dos destaques, este verão, na Quinta da Fidalga

image002 (2).png

No concelho do Seixal, a Quinta da Fidalga acolhe, nos meses de verão, diversas iniciativas culturais, com destaque para a realização da exposição Cargaleiro, Arte Intemporal, que ficará patente ao público, de 17 de junho a 22 de outubro, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, sendo inspirada na vida e obra artística do mestre Cargaleiro. Esta exposição, cuja inauguração está marcada para o próximo dia 17 (sábado), às 16.30 horas, coloca em destaque a obra mural (cerâmica e tapeçaria) de um dos mais versáteis artistas do nosso país e, também, amplamente reconhecido a nível internacional.

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «o Seixal é um concelho de artistas e de mestres da arte. Manuel Cargaleiro é uma referência cuja obra dispensa quaisquer apresentações. Esperamos que os visitantes possam desfrutar das obras de arte ali patentes e perceber a magia dos trabalhos deste artista. Cargaleiro é intemporal, pela constância e extensão do seu trabalho multifacetado e eterno, singular pela luz, pela cor e pela felicidade e esperança que nos transmite e que encontramos também nas suas palavras».

 

Destaque também para a realização de uma oficina de desenho, no jardim da Quinta da Fidalga,  intitulada Desenhar para Conhecer a Quinta da Fidalga – Um Novo Olhar para Dentro do Caderno, dirigida a crianças e jovens a partir dos 10 anos e que decorre aos sábados entre as 10 e as 13 horas.

 

De terça a sexta-feira, existem várias iniciativas dirigidas à população escolar, no horário das 10 às 12 e das 14 às 16 horas, nomeadamente: Quadrado, Círculo ou Flor? Vamos Compor!, Laboratório de Medalhística – Imaginação Criadora, Motivos de Pintura – Do Estaleiro Naval à Quinta da Fidalga, Partindo-se, Roubar o Artista, Arquitetando, O Jardim da Fidalga e, ainda, Hoje Vou Criar Uma Medalha.

 

Refira-se que a Quinta da Fidalga acolhe o Centro Internacional de Medalha Contemporânea e a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que, no horário de verão (entre junho e setembro), funcionam de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 18 horas. A participação em todas as iniciativas é gratuita, mas está sujeita a marcação prévia. Informações e marcações podem ser feitas através do telefone 212 275 785 ou do email arte.se@cm-seixal.pt.