Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Noite da Liberdade reposta no TMJB

image001.jpg

 

image002.jpg

 

Noite da liberdade, de Ödön von Horváth, com encenação de Rodrigo Francisco, em cena de 13 a 29 de Janeiro, no TMJB.

 

 

Noite da Liberdade reposta no TMJB

 

 

O texto de Ödön von Horváth, Noite da liberdade, com encenação de Rodrigo Francisco, é reposto a partir do próximo dia 13 e ficará em cena de Quarta a Sábado, às 21h, e Domingos às 16h, até dia 29 de Janeiro. Durante a carreira do espectáculo, nos Sábados, dias 14, 21 e 28 às 18h, haverá Conversas com o público subordinadas ao tema Europa e Democracia no Século XXI. Entre os convidados contaremos com a presença de Fernando Sousa da Pena, Manuel Loff, Joana Mortágua, Rui Tavares e Vitor Soromenho Marques.

 

Como pode a democracia medrar sem democratas que a defendam? É esta a interrogação que serve de ponto de partida à mais recente criação da CTA. O texto é do início dos anos 30: estamos na Alemanha, na República de Weimar, na época em que o partido nacional-socialista se prepara para tomar (democraticamente) o poder. Face ao crescimento dos partidos de extrema-direita na Europa (representados, inclusive, no Parlamento Europeu), e ao estiolar da participação política dos cidadãos (com níveis de abstenção inéditos e elevados), Noite da liberdade serve de pretexto para uma reflexão sobre a democracia e sobre a utilidade de defendê-la.

Ödön von Horváth (1901-1938), nascido em Fiume, na actual Hungria, considerava-se um produto típico do império austro-húngaro, tendo-se fixado em Berlim nos anos 20. Num período de 15 anos escreve dezoito peças profundamente marcadas pelo contexto da ascensão do nazismo. Horváth gostava de unir os universos do quotidiano com o fantástico, do realismo com a ironia, da comédia com a tragédia. Nas suas peças, o conflito dramático acaba por não ocupar um lugar central – ainda que se imponha, disseminado por todo o lado, nomeadamente nos choques entre o consciente e o subconsciente das suas personagens.

 

FICHA ARTÍSTICA

 

Intérpretes Adriano Carvalho, André Pardal, Carlos Fartura, Duarte Guimarães, Guilherme Filipe, João Farraia, João Tempera, Maria Frade, Maria João Falcão, Marques D’Arede, Miguel Sopas, Pedro Walter e Tânia Guerreiro, com a participação especial de Io Appolloni, dos estagiários Joana Castanheira, João Lisboa, Gabriela Lobato, Ruben Alex, Sileita Varela e Sofia Gonçalves e das amigas Dorinda Castro, Lucie Graux e Margot Viala
Cenografia Jean-Guy Lecat
Figurinos Ana Paula Rocha
Movimento Francesca Bertozzi
Assistente de encenação João Farraia
Luz Guilherme Frazão
Som Miguel Laureano
Tradução Elena Probst e Rodrigo Francisco

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/14

13 a 29 JAN | QUA a SÁB às 21H e DOM às 16H

 

PREÇO: 6,5€ a 13€  (Clube de Amigos: entrada livre)

 

RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.