Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"NOITES COM O PATRIMÓNIO” NOS BANHOS ISLÂMICOS E CASA SENHORIAL DOS BARRETO

Banhos Islâmicos (3).jpg

O Museu Municipal de Loulé retoma as “Noites com o Património” com visitas orientadas nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, todos os sábados de julho e agosto, às 21h00.

Trata-se de uma proposta cultural imperdível, com a visita a um local emblemático que une dois períodos históricos de grande valor patrimonial e simbólico para a cidade.

Todos os sábados, com horário alargado das 10h às 23h, o público poderá explorar este espaço museológico que revela as marcas da presença islâmica e da nobreza em Loulé. A iniciativa inclui, às 21h00, visitas temáticas orientadas por técnicos do Museu, abordando diversos aspetos da história, museografia, arqueologia, e conservação e restauro deste importante património histórico.

A primeira sessão acontece no próximo sábado, 6 de julho, com a conservadora-restauradora Ana Rita Vaza que levará os participantes numa viagem fascinante pelo mundo da preservação do património.

Com a sua ajuda, vai ser possível desvendar os segredos da conservação e restauro nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto. E descobrir como se preservam e valorizam as peças que enriquecem este espaço museológico único.
Será abordado o processo de conservação e restauro, desde os trabalhos minuciosos antes da abertura deste local até às essenciais manutenções atuais. ️

O programa completo de julho destas “Noites com o Património” é o seguinte: 6 de julho – “A Conservação e Restauro nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto”, por Rita Vaza; 13 de julho – “Um Ponto de Partida para a História Local”, por André Costa; 20 de julho – “Espaços e Vivências de um Paço Medieval de Loulé”, por Daniel Giebels; 27 de julho – “O que se Comia Aqui? O Estudo da Alimentação a partir dos Restos de Animais”, por Soraia Martins

A entrada é gratuita. Para mais informações e inscrições, os interessados poderão contactar o telefone 289 400 953.