Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

NOITES NO LARGO DO PELOURINHO 2019

 

image003.jpg

 

SÉTIMA EDIÇÃO DAS NOITES NO LARGO DO PELOURINHO EM ALVERCA DO RIBATEJO – VILA FRANCA DE XIRA
De 21 de Junho a 9 de Agosto, sextas-ferias às 21:00

image001.jpg

Sexta-feira, 21 de Junho de 2019 - FADO LÉLÉ

Numa organização conjunta da companhia de Cegada Grupo de Teatro e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, com o apoio da Republica Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes, a edição deste ano apresenta um programa musical dos quatro cantos do mundo que não esquece o fado enquanto Património Imaterial da Humanidade.
Com a expectativa baseada em edições anteriores são esperadas cerca de três milhares de pessoas ao longo das oito sessões agendadas.

Organizado desde 2013, e partindo do concelho de Vila Franca de Xira para toda a zona Norte da Área Metropolitana de Lisboa, este festival propõe, a todo o território, a possibilidade de contacto com a interpretação ao vivo de vertentes musicais e culturas pouco acessíveis aos cidadãos. Quando questionado sobre o papel da parceria entre uma companhia de teatro e uma Câmara Municipal na organização desta acção cultural conjunta, Rui Dionísio - director artístico do evento - afirma que "…esta programação é realizada mesmo no centro histórico da cidade, no seu Núcleo Museológico, como tal está comprometida com o papel de serviço público de cultura do Museu Municipal. Pretende por isso proporcionar a todos os cidadãos o livre acesso a estilos musicais, de elevada qualidade, apreciados por uma enorme franja da população, que só desta forma tem acesso a uma programação eclética desta natureza. Esta acção cultural, ao proporcionar a inclusão de estéticas diversificadas, complementa a vertente popular tão presente, por todo o país, nestes meses de verão." - conclui o responsável da Companhia Cegada, entidade organizadora desde a primeira edição.

Ao longo das sete edições já realizadas desde 2013, o cartaz de cada ano contempla um estilo de música nunca antes apresentado - e com ele uma cultura. Assim, entre música dos balcãs, o flamenco, fado, música medieval e renascentista, este ano será o reggae que, interpretado pelo Orlando Santos and the Bagatels trará pela primeira vez, os ritmos quentes da Jamaica ao centro desta cidade,  localizada às portas do Ribatejo, onde avós, filhos e netos se juntam para ouvir as mesmas músicas em serões de Verão.

Também as três exposições - Alverca e a Aviação: 1918-2018; Alverca: do Neolítico à Idade Moderna e Homens de Alverca do Ribatejo na Grande Guerra (1914-1918) patentes no Núcleo Museológico do Museu Municipal estarão disponíveis para receber visitas, nas noites de espectáculo, proporcionando às famílias um serão cultural conjunto nas noites de verão.

Nome do evento:
Festival NOITES NO LARGO DO PELOURINHO 2019

Organização:
Cegada Grupo de Teatro
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Local:
Praça João Mantas - Alverca do Ribatejo

Direcção artística:
Rui Dionísio

Direcção Financeira:
Eduarda Oliveira

Direcção técnica:
Vladimiro Cruz

Produção executiva:
Jaime Soares

Implantação e montagem:
DB Audiovisuais

Textos e imprensa:
Mário Rui Freitas

Público e acolhimento:
Museu Municipal - Núcleo de Alverca
Ana Rita Matos

Mais informações em:
www.facebook.com/cegadateatro

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.