Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Norteshopping encerra o ano com exposição "CADA ARTISTA NO SEU TIJOLO"

image005.jpg

 

80 trabalhos de 30 artistas no Silo-Espaço Cultural

 

Norteshopping encerra o ano com exposição “CADA ARTISTA NO SEU TIJOLO”

A fechar 2016, o Silo-Espaço Cultural do NorteShopping apresenta a Exposição “CADA ARTISTA NO SEU TIJOLO”, com a assinatura de 30 artistas portugueses. A exposição inaugura ao público a 20 de novembro e vai estar patente até 21 de dezembro.

Nesta zona do NorteShopping onde se respira arte, o tijolo é peça fundamental da arquitetura do espaço e daí se parte para a última exposição do ano. Esta mostra que alberga o maior número de artistas convidados - composta por mais de 80 trabalhos da autoria de 30 artistas - vai estar disposta pelos dois pisos do Silo-Espaço Cultural do NorteShopping.

A exposição contempla uma grande variedade de peças, correspondentes ao desenvolvimento dos trabalhos mais recentes de cada um dos artistas convidados, numa simbiose entre os diferentes estilos de cada um, desde pintura, escultura e desenho.

Para o curador Nuno Malheiro Sarmento, nesta exposição “CADA ARTISTA NO SEU TIJOLO” existia “muita curiosidade da minha parte em juntar pela primeira vez im número tão elevado de artistas para expor no Silo-Espaço Cultural, com quem trabalhámos nos últimos anos. O grande desafio será a montagem e a curiosidade para descobrir como podemos arrumar todos estes artistas, pelo tipo de trabalho, pelo percurso profissional ou até pela sua personalidade”.

A escolha dos artistas foi um desejo do curador da exposição, que manifestou a vontade de reunir muitos dos artistas plásticos que vêm colaborando com o Silo-Espaço Cultural do NorteShopping nos últimos anos, terminando o presente ano com chave de ouro e com a mais ampla exposição de 2016.

A exposição vai contar com a participação dos artistas Alexandre Tomás, Ana Margarida Rocha, André Magalhães, André Silva, Carlos Mensil, Cláudia Amandi, Daniel Gamelas, Daniela Nunes, Daniela Pinheiro, Domingos Loureiro, Fábio Ramunni, Fernando Pinto Coelho, Filipa Tojal, Horácio Frutuoso, J. Jorge Marques, Joana Couto, Jorge Lourenço, Leonel Cunha, Ludgero Almeida, Luís Troufa, Marco Moreira, Mariana Barrote, Patrícia Geraldes, Ricardo Leite, Rute Rosas, os artistas do projeto SKREI, Sofia Torres, TAF (Teresa Adão da Fonseca) e Teresa Chow.

Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), a Exposição “CADA ARTISTA NO SEU TIJOLO” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12H30 às 20H00 e, aos fins-de-semana, das 12H30 às 22H00.

De recordar que as Exposições que integram a programação cultural do Silo-Espaço Cultural do NorteShopping fazem parte da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, cujo objetivo passa por fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as manifestações artísticas, independentemente da sua natureza criativa, proporcionam efeitos positivos e enriquecedores em quem as contempla e usufrui da sua presença. Este espaço para Exposição de Arte, presente no NorteShopping, foi criado pelo Arquiteto Souto Moura e tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas.