Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Nova composição de Mário Laginha abre ciclo de piano em Matosinhos

Sábado, 4 de maio // 19 horas // Real Vinícola – Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos

 

 

Arranca no próximo sábado, 4 de maio, às 19 horas, no novo espaço da Orquestra Jazz de Matosinhos no quarteirão cultural da Real Vinícola, o ciclo de piano do programa Música em Matosinhos 2019. A abertura estará a cargo de Mário Laginha, um dos mais conceituados pianistas e compositores nacionais, que escreveu a peça “Quinteto para estes tempos” propositadamente para ser interpretada com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, que em 2014 conquistou o prémio Rising Star da Organização Europeia de Salas de Concerto.

 

Para além desta composição, estreada há dias no âmbito do III Festival Internacional de Piano do Algarve, e que terá agora a sua primeira audição no Norte do país, o recital de Mário Laginha incluirá ainda o “Quarteto de cordas op.20, nº1”, de Alberto Ginastera, para além de quatro das peças mais conhecidas do pianista: “Fuga em Ré Maior”, “Fado”, “Berenice” e “Um choro feliz”.

 

O ciclo de piano do programa Música em Matosinhos vai decorrer até 29 de junho, com concertos no espaço da OJM na Real Vinícola, e reunirá nomes como os de Pedro Burmester, Fausto Neves, Artur Pizarro, Luís Pipa, Marta Meneses ou Vasco Dantas, este último um jovem matosinhense já com um notável percurso internacional. A entrada nos concertos é gratuita.

 

A Música em Matosinhos, programa de música erudita da Câmara Municipal de Matosinhos, acontece há mais de uma década e inclui este ano, entre outros concertos, um conjunto de recitais do Quarteto de Cordas de Matosinhos nas igrejas do concelho, com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso e a fruição da música clássica.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.