Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Nova exposição de pintura na Casa Allen, Porto

EXPOSIÇÃO DE PINTURA «TRÊS»

De 28 novembro a 13 dezembro, na Casa Allen, Porto

Horário: 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 17h30

 

 

O espaço determinou a pintura, foi assim há 39.000 anos nas cavernas de Gruta de Altzarri, em Guipúscoa, no País Basco. Foi assim na arte dos egípcios, gregos e mais tarde nas paredes das igrejas. É assim na época contemporânea nos trabalhos de Sol LeWitt e Peter Kobler.

 

Três é uma exposição efémera adaptada à arquitetura de duas salas da Casa Allen, no Porto. É composta por conjuntos de telas que coabitam no mesmo espaço expositivo, uma mais fixa e outra que se compõe em função do espaço, estando ambas dependentes uma da outra.

 

Partindo para a cada obra com um projeto mínimo Graça Pernes trabalha cada tela com base na espontaneidade e gestualidade. À partida tudo é quase é indeterminado.

 

Damião Matos pelo contrário parte para cada tela com um projeto pré-concebido, composto por conjuntos de telas que depois serão escolhidas e distribuídas segundo a arquitetura do espaço onde serão expostas.

 

Nesta exposição surgem três espaços distintos: um com obras de Graça Pernes, outro com obra de Damião Matos e um outro com obras misturadas dos dois pintores.

 

Notas biográficas

 

Maria da Graça Pernes, 1952, Porto. Licenciada em Pintura, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Aluna de Júlio Resende, Tito Reboredo e Joaquim Machado venceu o prémio Augusto Gomes para o melhor aluno em modelo vivo. Professora de disciplinas de Artes Plásticas.

 

Damião Matos, 1956, Porto. Doutorando em Arte Contemporânea, Investigação e Criação, Faculdade de Belas Artes de Ponte Vedra, Universidade de Vigo, Espanha. Professor da Escola Superior Gallaecia na Licenciatura em Estudos em Artes Plásticas e Multimédia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.