Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

NOVA EXPOSIÇÃO no MUSEU DO FADO | O Maravilhoso Mundo da Música Mecânica

Museu do Fado apresenta exposição

O MARAVILHOSO MUNDO DA MÚSICA MECÂNICA

Inauguração: 30 de maio, às 19h

c6357d6a-e792-44ec-baa4-d63eeede4edd.jpg

 

Como se ouvia música há cerca de 200 anos?

 

Em pleno século XIX florescia na Europa a indústria da música mecânica, através de mecanismos que permitiam a produção automática do som.
 

A exposição O MARAVILHOSO MUNDO DA MÚSICA MECÂNICA – patente no Museu do Fado de 31 de maio a 30 de setembro - propõe uma viagem pelas sonoridades do Fado nos instrumentos de música mecânica. É uma coprodução com o Museu da Música Mecânica (MMM) – que foi inaugurado em 2016 para instalar a coleção de Luís Cangueiro, atualmente constituída por mais de 600 peças - e constitui um exemplo raro, em Portugal, de uma instituição criada e financiada de raiz pelo próprio colecionador. A exposição agora patente no Museu do Fado, com curadoria de Sara Pereira, mostra cerca de meia centena de peças do valioso acervo do MMM e permite redescobrir alguns dos mais antigos repertórios de Fado do século XIX que ecoam no universo encantado das caixas de música, pianolas, autómatos, realejos, e, mais tarde, dos fonógrafos e gramofones, afinadíssimos sistemas mecânicos que permitiam a fruição da música, dispensando a execução vocal ou instrumental. Ao longo do itinerário descobrimos o diálogo cúmplice entre ciência e cultura, tecnologia e música.

Documentando as práticas musicais oitocentistas, o programa musical de cada dispositivo procurava promover as melodias que mais se adequavam ao gosto da elite com capacidade financeira para os adquirir. Por isso encontramos, para além do repertório musical consagrado à dança (valsas, polkas ou mazurcas), também as marchas, os hinos, os cânticos religiosos, algumas árias de Verdi, Bizet ou Rossini e, naturalmente, o Fado, que extravasara já as fronteiras do velho circuito boémio da Mouraria e conquistava audiências cada vez mais alargadas, cultivado em ambiente doméstico pela elite da aristocracia e alta burguesia desde meados do século XIX, e também nos palcos do teatro de revista a partir das últimas décadas de oitocentos.
 
Diariamente, visitas guiadas com audição das máquinas falantes.
Inscrições para grupos: info@museudofado.pt

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Bilhete: 5€ (com acesso à exposição permanente)
Reduções para menores de 30 e maiores de 65, reformados e pensionistas, grupos organizados e famílias, Lisboa Card.
 Museu do Fado . Largo do Chafariz de Dentro, nº 1 (Alfama) . 1100-139 Lisboa