Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Nova Publicação da PédeXumbo sobre os Mastros Tradicionais

 
 
1º Número da Coleção "Para Conhecer e Fazer - Mastros Tradicionais"
De forma descomprometida e no seguimento da ligação estabelecida com algumas pessoas de São Teotónio, Amoreiras-Gare e Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, foi realizada, em simultâneo às atividades do projeto A Ciência de Um Baile de Mastro, uma recolha ligeira das várias práticas culturais à volta dos Mastros, que a PédeXumbo agora disponibiliza e promove através de uma nova publicação intitulada "Para Conhecer e Fazer - Mastros Tradicionais".
 
As conversas realizadas, a aprendizagem prática de técnicas e métodos possibilitada pela proximidade estabelecida com as comunidades locais, assim como alguma pesquisa feita em edições e arquivos do concelho de Odemira, dão assim origem a uma brochura que se quer como um manual prático sobre a temática dos Mastros.Uma edição para se aprender a fazer, que poderá ser adquirida na loja online da PédeXumbo através deste link
 
Ficha técnica:
Textos e imagens de Leonor Carpinteiro e Marta Guerreiro
Impressão a uma só cor em serigrafia sobre papel reciclado de 140gr, realizada nas Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte e Comunicação.
Acabamentos realizados manualmente.
1ª Edição com tiragem de 200 exemplares
 
Sobre as Edições Para Conhecer e Fazer:
Para Conhecer e Fazer - Mastros Tradicionais é o primeiro número de uma nova linha de publicação da PédeXumbo, ao qual se pretende vir a dar continuidade a partir de 2018, sob o mote "Para Conhecer e Fazer". Consiste numa coletânea de brochuras produzidas através de métodos artesanais, dedicadas a técnicas e/ou objetos específicos no âmbito das tradições relacionadas com a dança e música tradicional, em determinada região do país. Para além de itens colecionáveis com valor artístico, são veículos de transmissão de conhecimento de um modo informal e visualmente sucinto. Manuais práticos que incitam à experimentação!
 
Sobre o projeto A Ciência de Um Baile de Mastro:
A Ciência de Um Baile de Mastro é um projeto da PédeXumbo dinamizado na freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira, durante o ano de 2017, em parceria com a Taipa - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado e o Centro de Ciência Viva de Estremoz, integrado no Programa Integra, financiado pelo Centro Ciência Viva. As Danças de Mastro foram o elemento agregador do projeto e a forma de aproximação à população de São Teotónio, embora ao longo do ano tenham sido abordadas diversas componentes através de oficinas criativas de dança, circo, ciência e expressão plástica, junto da comunidade local migrante e não migrante.
Site
Facebook
Vídeo do projeto
 
Sobre a Associação PédeXumbo:
A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades.
Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.
No seu próprio espaço, em Évora, programa regularmente oficinas de dança, música, concertos, bailes e tertúlias para vários públicos. Organiza festivais em todo o país, tendo especial notoriedade o Andanças. Dinamiza aulas regulares de dança junto de escolas e jardins de infância, projetos comunitários de educação artística, e promove ações de formação que exploram diversas vertentes das danças de raiz tradicional.
Contando com diversas parcerias internacionais, tem ainda um papel pioneiro na criação artística de novos formatos de baile, explorando conceitos de danças sociais, interatividade, ritual, criatividade, contemporaneidade,tradição. Dinamiza, em colaboração com instituições universitárias, um setor de investigação etnocoreológica, tendo editado diversos livros e documentários.
Site
Facebook
 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.