Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Nova série portuguesa sobre Profissões em 'vias de extinção'

Picture_160419114107.jpg

 

Luneta lança série 'Retratos de um Ofício'

Alfaiate e encadernador são algumas
das profissões em 'vias de extinção' retratadas 


A Luneta, produtora de vídeos online, acaba de lançar a sua primeira série de vídeos independente. Intitulada ‘'Retratos de um Ofício’', a série mostra 6 profissões em ‘vias de extinção’ em Portugal - como o ofício do alfaiate ou encadernador – em 6 vídeos com a duração de cerca de 3 minutos. 

Os vídeos espelham a nostalgia dos profissionais, por saberem que o seu ofício está a cair em desuso, e também a paixão que têm pela sua profissão.

Picture_160419114002.jpg

 

A série conta a estória e arte de 6 pessoas: o Arnaldo Rosa - sapateiro, o António Cabral - alfaiate, o Ilídio António - encadernador, o Gilberto Marques Grácio - construtor de guitarras portuguesas, o Manuel Torres da Silva - estofador e a Manuela Cutileiro - curadora de bonecas

Em cada vídeo os intervenientes partilham, na primeira pessoa, os motivos que os levaram a abraçar cada ofício e a manterem-se no activo durante décadas. No decorrer de cada conversa, são mostrados os processos e engenhos de cada ofício, pelas mãos dos respectivos artistas. 

Ana Lobo, fundadora da Luneta, revela que a realização de séries independentes sempre foi um objectivo da produtora de vídeo: “Desde o primeiro dia que queremos contar estórias que apaixonam, que marcam. A produção desta série - e das séries que virão - é uma oportunidade para fazermos aquilo que gostamos, para trabalharmos temas que queremos e, em simultâneo, mostrarmos o que somos capazes de fazer”. 

“Nesta primeira série, fomos conhecer os ofícios de artistas portugueses que contam a sua estória com o orgulho de quem ama o que faz. Talvez por isso nos deu imenso gozo ajudar a contar estas estórias. Vamos continuar a contar estórias e já estamos, inclusivamente, a trabalhar numa segunda série que será lançada ainda este ano”, remata a mesma responsável da Luneta.


Vídeos da série ‘Retratos de um Ofício’ disponíveis em:
  
http://luneta.pt/retratos-um-oficio-series-luneta/

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.