Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

NOVA TEMPORADA DE ‘SEGREDOS DO UNIVERSO COM MORGAN FREEMAN’ ESTREIA NO DISCOVERY: COMO SE CRIA UM TERRORISTA? // ESTREIA A 1 DE JANEIRO

 

O programa apresentado pelo oscarizado ator Morgan Freeman regressa ao Discovery Channel para a sétima temporada. Trocamos o telescópio pela lupa para examinar com detalhe os mistérios do nosso planeta. Com a mesma curiosidade de sempre, os novos episódios, que estreiam a 1 de janeiro às 23 horas, vai analisar questões que afetam diretamente a Humanidade: a morte, o sexo e a tecnologia, entre outras. No arranque da nova temporada, o programa vai analisar os fatores que levam uma pessoa a tornar-se num terrorista.

 

 

pastedImage.png

 

Ao fim de seis temporadas a responder às grandes perguntas do Universo, Morgan Freeman regressa ao ecrã do Discovery Channel para analisar questões mais "domésticas", que só fazem sentido na Terra. O programa, que estreia a 1 de janeiro às 23 horas, vai tentar encontrar respostas para questões que nos são próximas, atuais e diretamente relacionadas com o ser humano. Entre elas, problemas dos nossos tempos: como se cria um terrorista e a falta de privacidade na sociedade moderna.

 

COMO SE FABRICA UM TERRORISTA?

 

O primeiro episódio vai tratar de explicar como é possível que alguns seres humanos possam esquecer totalmente o seu instinto de conservação e tornarem-se terroristas, dispostos a matar e morrer por uma causa, ignorando as consequências dos seus atos.

Para isso, Freeman terá a ajuda de especialistas em grupos terroristas, como o Daesh e a Al Qaeda, que se perguntam como podemos derrotar um inimigo que mata civis sem misericórdia e para quem o mundo inteiro é um campo de batalha.

 

O antropólogo Scott Atran visita a linha da frente no Iraque para entrevistar os combatentes capturados pelo Daesh, enquanto o psicólogo social Nafees Hamid inicia conversas em chats na internet com jihadistas para descobrir como se recrutam futuros terroristas.

 

O também psicólogo Jay Van Bavel explicar-nos-á como desumanizam as pessoas alheias ao grupo para poderem cometer estas atrocidades com frieza e sem qualquer tipo de remorsos. O primeiro episódio vai ainda mostrar aos espetadores um método matemático desenvolvido por um antropólogo evolucionista, Peter Turchin, que permite prever a ascenção das potências militares do mundo e que antecipou o auge do Daesh dez anos antes do sucedido.

 

JÁ NÃO EXISTE INTIMIDADE?

 

No segundo episódio de 'Segredos do Universo', Morgan Freeman pergunta se a privacidade, tal como a conhecíamos até agora, está a desaparecer, debaixo do controlo que oferecem os diferentes dispositivos conectados à internet. Acreditamos que a vida privada é um direito fundamental mas, a cada dia, dezenas de câmaras captam as nossas imagens, os movimentos que fazemos são analisados na rede e somos permanentemente rastreados eletronicamente. Será um pesadelo sobre o qual não temos qualquer controlo ou poderá esta falta de privacidade melhorar-nos a vida?

 

O programa vai contar com especialistas que partilharão os seus conhecimentos para percebermos se esta transparência absoluta é prejudicial ou se pode fazer-nos a nós próprios e aos nossos governos mais honestos e felizes.

 

Nos diferentes episódios, o programa tratará de averiguar se é possível controlar a Terra graças à tecnologia, hackeando todos os sistemas do planeta e comandar, por exemplo, a meteorologia e a geologia. E vai mais além: conseguirá o Homem do futuro alcançar verdadeiros "milagres", como vencer a morte, tornar a Humanidade mais inteligente, libertar-se da tirania da reprodução sexual e dominar os virus para convertê-los em aliados? Desta forma, perguntar-se-á se todas estas mehorias projectadas pelo Homem acabarão por dar lugar a uma nova espécie com poderes de um jedi e se a nossa natureza será capaz de suportá-lo sem se autodestruir.  

 

A nova temporada de ‘Segredos do Universo com Morgan Freeman’ estreia a 1 de janeiro, às 23 horas, no Discovery Channel.