"Novos Exploradores" | 6 de Julho | Fundação Calouste Gulbenkian| Embaixador da Bélgica despede-se de Portugal com performance multimédia de Chris Christoffels& José Roland
6 de julho, às 20h30, na Fundação Calouste Gulbenkian
A dupla de artistas belgas Chris Christoffels & José Roland regressa a Portugal para homenagear o país com a obra NOVOS EXPLORADORES. A performance multimédia é uma oferta do Embaixador da Bélgica em Portugal, Bernard Pierre, que termina agora a sua presença de três anos no nosso país. O espetáculo realiza-se no próximo dia 6 de Julho, pelas 20h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
O tributo prolonga a aventura poética nascida com EXPLORADORES no Palácio da Bolsa, no Porto, em 2013. Projetado in situ, o espetáculo aposta na sede inextinguível do desconhecido. É uma viagem iniciática que relembra a época em que os navegadores se lançaram à descoberta do mundo.
O retrato de Helena Fourment, obra-prima do pintor flamengo Rubens, foi o ponto de partida que inspirou os artistas belgas para criar esta performance. Segundo os mesmos, trata-se do “espelho evocativo das grandes descobertas, a janela aberta sobre a nossa contemporaneidade, os nossos génios, os nossos exploradores. Rubens, enquanto mestre do Barroco e grande embaixador da Idade de Ouro, santifica esta ligação do presente com a História e dá o mote à performance”.
Conduzida por Chris Christoffels, que estará em palco ao piano, a assinatura sonora tem como base textos de autores, lidos e cantados, ao vivo ou pré-gravados, que acompanham imagens de movimentos e de grandes vultos contemporâneos, como o recente Prémio Nobel belga François Englert.
Jacques De Decker, escritor, secretário permanente da Academia Real da Língua e da Literatura Francesa na Bélgica e profundo estudioso da obra de Rubens, intervém também ao vivo na obra.
A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe a performance NOVOS EXPLORADORES para celebrar a última missão do Embaixador Bernard Pierre.
O espetáculo tem livre acesso.
Sobre Chris Christoffels & José Roland
Independentemente do local onde atuem, Chris Christoffels & José Roland desenvolvem as suas criações de acordo com uma abordagem interativa das artes, que se baliza entre a alquimia da composição musical, artes plásticas e multimédia. A dupla belga tem atuado em vários pontos do globo, nomeadamente no MoMA, em Nova Iorque, no Louvre, em Paris, no LACMA, em Los Angeles, no Festival Grande Musica em Chiesa, Roma, na Art Fair de Roterdão, no Festival Pietrasanta in Concerto, na Toscana, e no Palácio da Bolsa, no Porto.