Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal reabre dia 18, com concerto pela Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal reabre ao público esta quinta-feira, dia 18, pelas 16.30 horas, no âmbito das comemorações do 41.º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal. A cerimónia irá contar com um concerto a cargo dos alunos e professores do Polo do Seixal da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, seguindo-se os parabéns a você ao Ecomuseu e, a finalizar, uma viagem pelo património flúvio-marítimo a bordo de uma embarcação tradicional do Tejo.

image001.jpg

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «existe uma fortíssima ligação do Seixal à sua Baía e ao rio Tejo, incentivando, desde tempos remotos, a implantação da indústria da construção e reparação naval. A cultura flúvio-marítima faz parte da história deste concelho e está refletida no Núcleo Naval que passa a contar com condições de excelência para receber os visitantes e transmitir à comunidade a importância que o rio teve e que ainda tem para o município».

 

Refira-se que estes trabalhos de remodelação e requalificação contemplaram a conservação e manutenção dos edifícios existentes, tornando o espaço museológico mais atrativo para receber os diferentes públicos. A empreitada representou um investimento municipal de 147 870 euros. O Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal foi criado e aberto ao público em 1984, no sítio de um antigo estaleiro naval, em Arrentela. O equipamento é constituído por dois edifícios interligados correspondentes a dois espaços interiores – uma sala de exposições e uma oficina – e um espaço exterior com uma pérgula. Este núcleo dá a conhecer a cultura e o património flúvio-marítimos do Seixal e do estuário do Tejo, associados às atividades humanas desenvolvidas, em estreita relação com o rio e com o mar, ao longo da história do concelho até à atualidade.

 

A iniciativa integra o programa do Maio Património 2023 no concelho do Seixal, que decorre até ao próximo dia 30 de maio com o mote: «Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar». Este contempla um programa que reforça a oferta regular dos vários espaços museológicos do concelho, no mês em que o Ecomuseu Municipal do Seixal celebra 41 anos de existência e em que é assinalado o Dia Internacional dos Museus.