Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

O Grande Reajustamento: A guerra do ouro e a queda do sistema financeiro

OgrandeReajustamento_frente.jpg

 

Acaba de chegar a Portugal a obra O Grande Reajustamento, de Willem Middelkoop, um autêntico manual de práticas sobre o sistema financeiro. Neste livro, o autor propõe que seja feito um grande reajustamento para dar um novo rumo ao sistema financeiro global, que vê atualmente o dólar como modelo de referência.

 

Foi no final dos anos 90 que o autor, fotojornalista de profissão, descobriu como funcionava o sistema financeiro. Tudo começou quando Middelkoop percebeu que podia comprar oito propriedades em Amesterdão sem dinheiro algum e alugá-las de imediato, obtendo um lucro sem correr quase risco nenhum. A partir daí o então fotojornalista começou a fazer algumas perguntas. 

 

Todas as respostas constam no livro O Grande Reajustamento, originalmente publicado em 2013 e adaptado em 2016 pela Amsterdam University Press, que chega agora a Portugal pela Actual Editora, uma chancela do Grupo Almedina. Com mais de 100 perguntas e respostas agrupadas em seis capítulos, esta obra leva o leitor a conhecer a origem do dinheiro, recorrendo ao âmago da questão que é o sistema bancário, até ao momento em que o dólar se torna a moeda de reserva mundial e à grande redefinição monetária dos nossos tempos, que ocorreu após a crise financeira de 2008, prevista pelo autor em 2007 num programa de televisão holandesa.

 

Willem Middelkoop propõe um grande reajustamento para dar um novo rumo ao sistema financeiro global, que vê atualmente o dólar como o seu modelo de referência. O autor defende em O Grande Reajustamento que uma de duas medidas deverá ser tomada: "um reajustamento planeado com muita antecedência" ou "um reajustamento que se implemente no seguimento de uma crise monetária"; em qualquer dos casos, os Estados Unidos perderiam a predominância que detêm atualmente e as novas potências viriam a desempenhar um papel cada vez mais importante num sistema financeiro global que contará uma vez mais com a predominância do ouro.

 

 

Sobre o autor:

Willem Middelkoop (Genebra, 1962) é escritor e fundador do Commodity Discovery Fund. Licenciado em engenharia, foi a sua curiosidade que o levou a estudar a história do sistema financeiro global. Tornou-se conhecido do público holandês através do seu trabalho enquanto comentador do mercado bolsista para o canal de televisão especializado em assuntos económicos, o RTL Z. Middelkoop previu a crise do crédito no seu primeiro livro, When the dollar falls (2007); além deste título publicou ainda quatro outros livros que no total venderam mais de 100 000 exemplares.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.