Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

O que é a Metrologia? O Mercado Municipal de Pinhal Novo tem uma Exposição que explica tudo

Exposição Descobrir a (Metro)logia.jpg

 

A Exposição “Descobrir a Metro(logia)”, que assinala o Dia Mundial da Metrologia (20 de maio), vai poder ser visitada no Mercado Municipal de Pinhal Novo, de 14 a 26 de maio, das 9h00 às 18h00, com entrada livre.

A mostra vai dar a conhecer ao público um conjunto de equipamentos e instrumentos de medição do Laboratório de Metrologia e da propriedade da Câmara Municipal de Palmela. Pretende-se divulgar uma das ciências mais antigas do mundo e a atividade do Serviço Municipal de Metrologia, um serviço público qualificado, que é uma referência no apoio à atividade económica no concelho e uma das bases da defesa dos direitos das/os consumidoras/es.

O Serviço Municipal de Metrologia é um organismo qualificado pelo Instituto Português da Qualidade, que exerce a atividade de controlo metrológico de todos os instrumentos de medida e pesagem de todo o concelho.

O Dia Mundial da Metrologia comemora o aniversário da assinatura da Convenção do Metro, em Paris, a 20 de maio de 1875, por representantes de 17 nações, entre as quais Portugal, que permitiu criar as bases do sistema mundial de medições. Este dia é comemorado anualmente em mais de 80 países e é assinalado, especialmente, pela Organização Internacional de Metrologia Legal e pelo Instituto Português da Qualidade, que é a instituição em Portugal que assegura as competências do Estado nesta matéria, descentralizando através dos serviços municipais de metrologia.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.