Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

O REGRESSO A AUSCHWITZ| 70 anos da 2ª Guerra Mundial| 25 de Janeiro no Discovery Channel

ESPECIAL 70º ANIVERSÁRIO DA LIBERTAÇÃO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NAZI

 

O REGRESSO A AUSCHWITZ

 

Em janeiro de 1945, as tropas soviéticas entraram no maior campo de concentração nazi e libertaram os sobreviventes da temida ‘marcha da morte’. No próximo domingo, dia 25 de janeiro, o Discovery Channel comemora a libertação e rendição alemã em Auschwitz e o início do fim da II Guerra Mundial, com uma programação especial a terminar com a estreia do documentário ‘Um dia em Auschwitz’ (21 horas)

 

 

 

Milhões de vidas perdidas, vários países arrasados e seis anos depois, foi disparado o último tiro em maio de 1945. Terminou a II Guerra Mundial.

 

Poucos meses antes, em janeiro desse mesmo ano, o campo de concentração nazi de Auschwitz e os seus militares renderam-se, finalmente, às tropas soviéticas. Para assinalar o 70º aniversário deste marco histórico que encerrou uma das páginas negras da história da humanidade, o Discovery Channel dedica a sua programação ao conflito que mudou, para sempre, as regras do jogo bélico: a Segunda Guerra Mundial.

 

O Discovery Channel preparou um ‘Dia D’ sobre o fim da guerra que inclui a emissão de diversos documentários que analisam as estratégias militares de ambos os lados, o caminho percorrido durante a ascensão do partido nazi e as batalhas mais determinantes do conflito. Esta jornada especial culmina com a estreia do documentário ‘Um dia em Auschwitz’ (21h00) que, durante uma hora, conta a impressionante história de uma das vítimas do holocausto nazi, no seu regresso ao campo de concentração em que esteve presa.

 

Setenta anos depois da sua libertação, Kitty Hart-Moxon, com 89 anos, regressa ao que resta desse lugar fatídico, mas desta vez com a companhia de dois estudantes, Natalia e Lydia, de 16 anos – a mesma idade com que Kitty começou o seu percurso em Auschwitz. Este documentário mostra as condições extremas com que se defrontaram milhões de pessoas, no maior e mais violento campo de concentração e extermínio. Quatro câmaras de gás incineravam milhares de inocentes de cada vez, que terminaram convertidos em cinzas humanas. A fome, a sede, as doenças e o trabalho árduo a que foram sujeitos, reduziram a esperança média de vida a menos de três meses. A história de Kitty é apenas uma em milhares de pessoas que viveram numa constante ameaça por parte dos nazis. Kitty explica o seu legado à nova geração, a sua experiência traumatizante e como conseguiu sobreviver contra todas as espectativas.

 

Depois da guerra, Hart-Moxon, acompanhada pela sua mãe, emigraram para Inglaterra, local onde Kitty se dedicou a ensinar a todos, o terror do holocausto, ação que lhe valeu o reconhecimento da rainha Isabel II de Inglaterra em 2003. Escreveu duas autobiografias e foi protagonista em dois documentários. Agora, Kitty Hart.Moxon conta a sua história no Discovery Channel, no próximo dia 25 de janeiro, às 21:00h, no episódio especial ‘Um dia em Aushwitz’.  

A programação especial dos 70º aniversário do fim da II Guerra Mundial começa às 09h45 e prolonga-se durante todo o dia de domingo. Entre séries e documentários, os espetadores vão poder ver ‘Táticas Militares’, que aborda uma das batalhas mais importantes da história, e analisa os conflitos-chave do século XX através de detalhadas recriações, elaboradas por um grupo de historiadores. Um dos documentários centrais desta extensa produção, ‘A Batalha do Pacífico’, que se foca na potência militar dos Estados Unidos da América, e como esta se submeteu à ameaça japonesa, após o abalo sentido com o bombardeamento de Pearl Harbor.

 

A série ‘A Ascensão do Partido Nazi’, conta a biografia das principais personagens do nazismo, começando pelo próprio Führer – Adolfo Hitler, passando por Goering, Himmler e Goebbels, num extraordinário documentário que nos ajuda a compreender uma das etapas mais dramáticas da História. Com o decorrer de dez episódios, que podem ser vistos de seguida nesta programação especial, são abordados os passos da ascensão do partido nazi desde os seus pontos de vista na revolução social dos primeiros anos, como se conseguiram integrar em toda a nação e o desenrolar dos efeitos devastadores por todo o mundo.

 

A programação especial do Discovery Channel fica completa com a emissão de dois documentários especiais focados no ‘Dia D’: ‘O Preço da Guerra’ e ‘Sobreviver ao Dia D’. Duas produções que mergulham na história mais recente e avaliam as mudanças que aconteceram no nosso mundo, desde a raiz das mentes estrategas, aos recursos bélicos dos países vencedores nas batalhas mais transcendentes do século passado.

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO 70º ANIVERSÀRIO DA LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ E O FINAL DA II GUERRA MUNDIAL NO DISCOVERY CHANNEL

 

DOMINGO 25 DE JANEIRO:

09.45H – ‘O PREÇO DA GUERRA’

10.35H – ‘TÁTICAS MILITARES: A BATALHA DO PACÍFICO’

11.25H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.1

12.15H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.2

13.05H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.3

13.55H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.4

14.45H – ‘O PREÇO DA GUERRA’

15.35H – ‘TÁTICAS MILITARES: A BATALHA DO PACÍFICO’

16.25H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.5

17.20H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.6

18:15H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.8

19.10H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.9

20.05H – ‘A ASCENSÃO DO PARTIDO NAZI’ EP.10

21.00H – ‘UM DIA EM AUSCHWITZ’ ESTREIA

21.55H – ‘SOBREVIVER AO DIA D’

23.40H – ‘UM DIA EM AUSCHWITZ’

00.30H - ‘TÁTICAS MILITARES: A BATALHA DO PACÍFICO’

01.20H – ‘O PREÇO DA GUERRA’

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.