UMA VIAGEM CINEMATOGRÁFICA ATRAVÉS DE 50 OBRAS-PRIMAS NUNCA VISTAS REVELADO AO PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ
Manet, Caillebotte, Monet, Berthe Morisot, Cézanne, Sisley, Signac: cinquenta obras-primas desconhecidas pertencentes ao movimento que revolucionaram a história da arte moderna
Como é que os impressionistas viam o mundo? Que relação tinham eles com a técnica, a cor, a luz e o universo de formas que criavam a realidade diante dos seus olhos? Que recepção tiveram os seus trabalhos? Como é que a sua arte, em apenas alguns anos, passou de ser rejeitada pela crítica e pelo público a ser abraçada como uma das mais apreciadas do mundo?
Para descobrir, no cinema, através do documentário "O Segredo dos Impressionas" que integra o "Ciclo A Grande Arte no Cinema". O filme explora a revolução artística que foi o movimento impressionista, e fá-lo através de cinquenta tesouros escondidos exibidos pela primeira vez em Roma no Palazzo Bonaparte por ocasião da exposição criada e produzida pela Arthemisia. O Segredo dos Impressionas é uma viagem imersiva ao mundo íntimo dos Impressionistas e das suas pinturas oferecendo uma visita "privilegiada" que estimulará a curiosidade dos espectadores e lhes dará uma perspectiva sobre as obras que é complementar à experiência ao vivo, permitindo ao público cinematográfico mergulhar no trabalho dos pintores e captar novos detalhes e nuances.
Os dois curadores da exposição, Claire Durand-Ruel (historiadora de arte, Camille Pissarro especialista e bisneta do famoso marchand Paul Durand-Ruel) e Marianne Mathieu (especialista em Berthe Morisot, bem como directora e chefe de colecções do Musée Marmottan Monet, Paris) - acompanharão os espectadores num itinerário bastante bem planeado, onde uma vasta selecção de imagens encontrará uma interacção alimentada com análises críticas dadas por especialistas, historiadores, artistas e outras figuras ligadas ao mundo da pintura moderna e da cultura visual.
As pinturas que compõem a exposição, obras de Manet, Caillebotte, Monet, Berthe Morisot, Cézanne, Sisley, Signac, serão tanto o ponto de partida como o ponto de chegada, numa análise aprofundada dos caminhos percorridos pelos artistas individualmente e dos traços distintivos que definem o movimento. O filme incluirá também a história da exposição e da inauguração, bem como um foco especial no Palazzo Bonaparte, um lugar fascinante que abre as suas portas ao público pela primeira vez para esta ocasião especial, e que se debruça em profundidade sobre o papel de curador e coleccionador, a fim de destacar os muitos aspectos do trabalho que levaram à produção do ambicioso projecto intitulado "O Segredo dos Impressionas".
Através de um estudo aprofundado que é também uma confissão íntima, as personalidades mais reservadas e menos conhecidas dos Impressionistas serão evocadas, graças também às contribuições de especialistas como os historiadores de arte Alain Tapié e Sergio Gaddi, a escritora e ensaísta Melania Mazzucco, o fotógrafo e director Fabio Lovino, o artista Giuliano Giuman e o coleccionador Scott Black.