Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"O Solário" pelo Teatro Projéctor | Centro Comunitário de Águas de Moura - 10 de junho

Teatro Projéctor apresenta “O Solário” no Centro Comunitário de Águas de Moura

 

O Solário.png

 

No dia 10 de junho, sábado, a partir das 21h30, o Teatro Projéctor apresenta a peça “O Solário” no Centro Comunitário de Águas de Moura. Promovida pelo TELA – Teatro Extremamente Louco e Absurdo, com o apoio do Município de Palmela, a iniciativa destina-se a público com idade superior a 12 anos.

A partir de um texto de Fernando Augusto, a peça da companhia teatral do Barreiro transporta-nos até ao solário de uma clínica luxuosa na zona de Sintra, na década de 70 do século passado, onde quatro doentes ali internados partilham histórias de uma vida familiar e social, onde a hipocrisia, a violência e o preconceito selaram os seus destinos.

A encenação é de Abílio C. Apolinário e a interpretação está a cargo de Paula Almeida, Lília Pinto, Joaquim Paulino e Luciano Barata.

A entrada tem o valor de 2,5 euros.

 

«Início dos anos 70 do século XX. Clínica de luxo na zona de Sintra. Um solário quase sempre nevoento como é normal naquela região, mas onde se respira o ar puro do mar e da serra. Para ali eram depositados os filhos ou familiares, gente de uma gama social superior. Uns com traumas da guerra, outros de doença do foro psíquico.

Quatro personagens cheios de tiques, birras, medos e preconceitos, uma denúncia angustiada de uma enorme hipocrisia social que os vitimou. Cada um tenta desvalorizar o motivo que os levou para aquele lugar. Com histórias, agressões, de família, de guerra, que desabafam com mais ou menos violência como se a confissão fosse o tratamento adequado. Acaba sempre violência.

E ali estava a enfermeira, no fundo também ela vítima dos mesmos males, mas que se impõe e tenta esconder a sua sensibilidade como se uma pedra de gelo se tratasse.»

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.