Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Óbidos | Óbidos lança prémio literário Armando Silva Carvalho

2.º aniversário de Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO 

Óbidos lança prémio literário Armando Silva Carvalho

 

Apresentação Prémio Armando Silva Carvalho.jpg

 

 

No dia em que se celebra o segundo aniversário de Óbidos como “Cidade Criativa da Literatura” da UNESCO, foi apresentado o prémio literário

“Armando de Silva Carvalho”, poeta natural do concelho de Óbidos. O prémio foi anunciado por Celeste Afonso, a nova diretora executiva do projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura, no Centro Design de Interiores, em Óbidos, espaço que passará a ser a sede deste programa.

 

“Aproveitamos esta data, dois anos depois, para revelar aquilo que é o resultado da consolidação de uma estratégia”, revela Celeste Afonso, sublinhado que este novo prémio literário “é o reconhecimento de um nome ímpar da literatura em língua portuguesa e a um filho de Óbidos”. A diretora do projeto explica que este será um prémio que galardoará obra já editada. “Este é um prémio destinado a todos os autores que escrevem poesia em língua portuguesa, no espaço da Lusofonia”, explicou, acrescentando que “o vencedor estará numa das cidades criativas da literatura [da UNESCO] e, durante 3 a 7 dias, estará num conjunto de ações de promoção da poesia, da obra e com encontros com outros autores”. A primeira cidade a receber o vencedor de 2018 do prémio Armando Silva Carvalho será Granada, em Espanha. O prémio será anunciado na próxima edição do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos que, em 2018, terá lugar de 27 de Setembro a 7 de Outubro.

 

Neste dia 11 de Dezembro foi ainda anunciado o novo espaço onde o projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura vai passar a ter um vasto conjunto de iniciativas. Trata-se do Centro de Design de Interiores “e é nesta casa que vamos dar a conhecer as outras cidades criativas da literatura da UNESCO, onde vamos, todos os meses, ter várias atividades ligadas com a literatura”, revela Celeste Afonso. A responsável anunciou ainda a data da próxima edição do Festival Latitudes - Literatura e Viajantes que, em 2018, decorre de 26 a 29 de Abril.

 

Recorde-se que o poeta e tradutor Armando Silva Carvalho morreu a 1 de Junho deste ano, vítima de doença prolongada. Armando Silva Carvalho nasceu em 1938, no Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade, tendo ainda recentemente vencido os mais importantes prémios literários nacionais, com o seu último livro “A Sombra do Mar”, publicado pela Assírio & Alvim. A sua obra está traduzida para castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e holandês.

  

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.