Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Objetos utilitários criados por vários artesãos em exposição na Casa do Barro em São Pedro do Corval

Objetos utilitários criados por vários artesãos em exposição na Casa do Barro em São Pedro do Corval

703A0059.jpg

 

A Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval está a apresentar até 15 de abril a exposição “Práticas Situadas – Utilidades e Perspetivas Artesanais”. Esta mostra promovida pelo The Home Project Design Studio, a plataforma Origem Comum e o Município de Reguengos de Monsaraz pode ser visitada de terça-feira a domingo das 9h30 às 12h e entre as 14h e as 17h30.

 

A exposição tem design e coordenação de Álbio Nascimento e Kathi Stertzig e apresenta várias artes, com destaque para as peças criadas por um oleiro de São Pedro do Corval, Egídio Santos, sobre o qual fizeram um documentário audiovisual, que se junta a outros vídeos de artesãos do sul do país. Ao longo do último ano, a plataforma Origem Comum colaborou com vários artesãos e, em conjunto com esses parceiros, revisitou técnicas, formas e modelos ancestrais.

 

Aplicando e repensando o conhecimento vernacular de um saber-fazer próprio de cada lugar, desta colaboração resultou uma coleção de objetos utilitários simples destinados à vida quotidiana. Na exposição na Casa do Barro são apresentadas propostas concebidas com materiais naturais e desenvolvidas em diferentes territórios do país, lado-a-lado com uma série de curtos filmes que oferecem uma perspetiva única e crítica da visão dos artesãos sobre a sua arte e a sua filosofia de trabalho e de vida.

 

Com a apresentação deste projeto fora dos centros urbanos pretende-se devolver a discussão sobre cultura material do quotidiano aos meios onde continuam a ser criados e produzidos produtos em harmonia com o ambiente e a cultura local. Desta forma, abre-se espaço para a recontextualização, o envolvimento e a crítica do saber-fazer vernacular, mas também para que as práticas artesanais integrem a discussão global de alguns dos temas atuais mais pertinentes: produção sustentável, comércio justo, consumo responsável, respeito pelo clima e pelo bem-estar em comunidade.