Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Obra de Carole Fréchette ganha vida na Livraria Ler Devagar

Carole Fréchette em Portugal

 

Obra de Carole Fréchette ganha vida na Livraria Ler Devagar

 

As Quatro Mortes de Marie, assinada pela premiada dramaturga do Québec, será dramatizada em leitura a decorrer na livraria Ler Devagar. A autora marcará presença.

 

No dia 6 de outubro, às 16h, a Companhia de Teatro de Sintra, pertencente à Associação Cultural Chão de Oliva, apresenta a leitura encenada da obra de Carole Fréchette, As Quatro Mortes de Marie. Sob a direção de Sofia Borges, o evento acontece na Livraria Devagar da LX Factory e tem entrada livre. A assistir à leitura encenada estará a própria autora, Carole Fréchette, uma das dramaturgas mais reputadas do teatro contemporâneo. Com cerca de vinte peças editadas, é atualmente das mais divulgadas e respeitadas da dramaturgia francesa. Galardoada com inúmeros prémios, entre eles o Siminovitch Prize in Theatre em 2002, um dos mais prestigiados prémios no Canadá, ou o Prémio SACD de Dramaturgia Francófona.

A obra ’As Quatro Mortes de Marie' foca-se no ténue fio da vida. Marie, personagem principal que dá nome à obra, quer escrever as aventuras de Mary Simpson, ter quatro meninos e quatros meninas, caminhar até à Terra do Fogo, descobrir um continente. Porém, os seus planos mudam quando a mãe, Simone, a abandona. Diante do público, Marie morre quatro vezes: de desgosto, de revolta, de desilusão, de solidão, mas recompõe-se sempre.

Na tradução e direção de Sofia Borges, a dar voz às personagens de ’As Quatro Mortes de Marie' estão Carmen Santos, voz portuguesa da mítica Abelha Maia e figura habitual na ficção nacional, como "Nunca Digas Adeus", "Remédio Santo" ou "Paixão" e Paula Pedregal integrante de diversos projetos de teatro e televisão. José Neves, ator regular no Teatro Nacional D. Maria II e nos ecrãs televisivos, integrou “Tempo de Viver”, “Amanhecer” e “Filha do Mar” e ator e fundador do Pogo Teatro, e Luís El Gris são os outros dois nomes que darão vida às personagens d’As Quatro Mortes de Marie.

Também no âmbito da visita inédita de Carole Fréchette a Portugal, João & Beatriz, outras das conhecidas obras da autora, estará em cena na Casa de Teatro de Sintra, entre 4 e 21 de outubro. Encenada por Sofia Borges, a Companhia de Teatro de Sintra irá apresentar esta peça, pela primeira vez em Portugal, com Luís El Gris e a própria Sofia Borges a encarnar as duas personagens em palco. Este trabalho conta ainda com os figurinos de Alexandra Moura e cenografia de João Borges da Cunha.

De quintas a sábados, a sessão tem início às 21h30 e domingos, às 16h. O valor do bilhete é de 7,50€, existindo vários descontos para grupos, jovens, entre outros. Há ainda bilhetes para o espetáculo com refeição incluída, a um custo de 15€.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.