Open Call CRIAR LISBOA | projetos artísticos em Miradouros | até 21 Janeiro
Os miradouros - «pontes de vista» para uma cidade vasta e de águas imensas - são o meio de interação com os cidadãos e o lugar onde se poderá CRIAR LISBOA. As ideias de projetos artísticos devem ser enviadas até dia 21 de Janeiro.
O sucesso das edições anteriores do Andar em Festa, das Festas de Lisboa, tanto na qualidade das propostas recebidas, como em número de espetadores, fez com que a EGEAC decidisse renovar o desafio, agora denominado Open Call CRIAR LISBOA.
Desde 2013 já foram selecionados e produzidos 15 projetos em espaço público. O objetivo é incentivar criadores a desenvolver projetos de várias disciplinas artísticas para o espaço público da cidade, reivindicando estes «espaços» como meio de expressão e interação com os cidadãos.
Para este olhar sobre a paisagem desta “cidade alargarda”, escolhemos para intervenção artística os Miradouros de Santo Amaro, do Monte Agudo e do Largo das Necessidades. Os três lugares têm em comum o facto de oferecerem uma perceção da “cidade alargada”: por um lado, as colinas de Lisboa; por outro, o rio e a Ponte 25 de Abril, que celebra em 2016 o seu 50.º aniversário. Estes miradouros são pontos de interseção entre diferentes zonas topográficas de Lisboa – a cidade dos bairros e a das colinas, dos recantos escondidos, mas também a cidade do rio e da luz.
“Pontes de Vista” é um convite para trabalhar as dinâmicas e relações que se estabelecem; os fluxos pendulares do quotidiano daqueles que povoam as margens do Tejo.
O júri do CRIAR LISBOA é constituído por João Paulo Feliciano (músico e artista plástico), José Mateus (presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa) e Paula Nunes (EGEAC).
Os três projetos artísticos selecionados, cada um com um orçamento global máximo de 12.500€, serão produzidos e apresentados ao público no mês de junho, no âmbito das Festas de Lisboa’16.
As propostas deverão ser enviadas por correio eletrónico para criarlisboa@egeac.pt ou por correio para a morada da EGEAC, até ao dia 21 de Janeiro, às 18 horas. Deverão ainda ter em conta questões como a normal circulação de pessoas, a segurança, a exequibilidade orçamental entre outras normas presentes no regulamento disponível em anexo e no site www.egeac.pt ou em http://bit.ly/1Re9hRJ.