Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Opening "Atelier-Museu" from Primeira Desordem ▶ concerts ▶ artist talks ▶ 11-12-13-14-15 ▶ January🔺

e1252c50-22f4-4f4a-b950-bd082a7350c7.jpg

 Atelier-Museu

12.1.2017 | Abertura / Opening


No dia 12 de Janeiro, pelas 19 horas, a Zaratan- Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar Atelier-Museu, uma exposição individual da dupla de artistas primeira desordem.
Na Rua do Salitre Nº 97 em Lisboa, foi descoberto um atelier abandonado, que é reactivado e utilizado como espaço de trabalho e pensamento. A função anterior deste espaço, as suas condicionantes e os objectos nele encontrados influenciaram a prática artística, que procurou problematizar questões de autoria, falsificação, originalidade e memória, revelando simultaneamente uma linguagem e um método de trabalho que emergem de um ambiente precário. A utilização ilegal e furtiva do espaço questiona o conceito de propriedade privada num modelo urbanístico de teor cada vez menos público.


BIO:
primeira desordem é um projecto de Hugo Gomes e João Marques que, através de uma pesquisa furtiva e clandestina, aborda o funcionamento do espaço urbano e os seus contornos sociais, culturais e políticos. O projecto, iniciado em 2015, partiu da exploração de espaços abandonados, devolutos e inutilizados, abertos ou fechados, públicos ou privados.