Orquestra de Câmara e Banda Sinfónica da GNR atuam em Palmela
Música de Daniel Schvetz em estreia
No dia 19 de fevereiro, quinta-feira, às 21h30, o Cineteatro S. João, em Palmela, é palco de um espetáculo protagonizado pela Orquestra de Câmara e pela Banda Sinfónica da GNR, sob direção do Maestro Capitão João Afonso Cerqueira.
O concerto inicia-se com a apresentação da Orquestra de Câmara da GNR, na estreia do Duplo Concerto para Acordeão (Pedro Santos) e Saxofone (João Pedro Silva), composto por Daniel Schvetz.
O espetáculo prossegue com a atuação da Banda Sinfónica da GNR, que interpretará repertório argentino, nomeadamente, Milongas e Tangos de autores como Anibal Troilo, Astor Piazzolla, Sebastián Piana, e Chacareras e outras danças folclóricas.
A terminar, a Banda Sinfónica da GNR recebe o Ensemble de Gamelan do Museu da Fundação Oriente, projeto da percussionista solista Elizabeth Davis.
Daniel Schvetz, responsável pela iniciativa, nasceu na Argentina e é licenciado em Composição pela Universidade Nova de Lisboa. No seu país natal, compôs música para teatro, dança e para diversos ensembles de câmara, para coro e para voz e piano, musicando vários poetas de língua espanhola. Reside em Portugal desde 1990, onde começou a lecionar piano e a dirigir coros (Conservatório Regional de Tomar, Escola de Música de Santarém e Fundação dos Amigos da Criança). Formou vários grupos e ensembles de câmara, para os quais compôs obras originais, e adaptou peças de outros compositores, que passaram a integrar o repertório de muitas instituições de ensino da música.
A Câmara Municipal de Palmela apoia a iniciativa, que tem entrada gratuita (bilhete donativo voluntário).