Orquestra Gulbenkian com Orquestra Geração no TMJB, Sábado 4 de Fevereiro às 17h
Um concerto: duas orquestras
A Orquestra Gulbenkian junta-se à Orquestra Geração para um concerto no Teatro Municipal Joaquim Benite, com entrada livre, no Sábado, dia 4 de Fevereiro, às 17h.
A Orquestra Geração resulta da aplicação do El Sistema em Portugal, um projecto venezuelano que promove o sucesso escolar e a inclusão social através da música. Sob a tutela pedagógica da Escola de Música do Conservatório Nacional, esta iniciativa foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, uma das 50 melhores práticas sociais em toda a Europa. Actualmente está presente em 16 escolas da Área Metropolitana de Lisboa (Almada incluída) e de Coimbra, dela beneficiando cerca de mil crianças e jovens. A Orquestra Geração reúne os melhores elementos das várias orquestras infantis e juvenis e, neste concerto, prepara-se para dividir o palco com a prestigiada Orquestra Gulbenkian. Juntas interpretam um programa diversificado, que inclui peças de Dimitri Shostakovitch, Luís de Freitas Branco, Vivaldi, Rossini, Camille Saint-Saens e Alberto Ginastera.
Ulysses Ascanio foi um dos pioneiros do El Sistema, como membro da orquestra constituída e dirigida pelo seu fundador, José António Abreu. Foi também um dos fundadores da Orquestra Teresa Carreño, com a qual continua a trabalhar. Estende a sua actividade a diversos países da América do Sul e colabora com a Orquestra Geração desde 2014.
TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/6
4 FEV | SÁB às 17H
PREÇO: ENTRADA LIVRE