Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

OVERLAYERD // 15.12.16 | 18h00 | Exposição colectiva: Carolina Pimenta, Cécile Mestelan, João Varela, Luísa Salvador, Rui Dias Monteiro e Vasco Futscher

OVERLAYERD - INVITE.jpeg

 

A exposição colectiva Overlayerd, nos antigos escritórios da Livraria Sá da Costa em Lisboa, apresenta trabalhos inéditos de Carolina Pimenta, Cécile Mestelan, João Varela, Luísa Salvador, Rui Dias Monteiro e Vasco Futscher.

 

Overlayerd, de layer (camada) não tem tradução para português. Sintetiza o processo de cobertura de algo através do uso de uma camada de outro material, diferente do primeiro coberto. Associa-se também a uma possibilidade de se pensar sobreposição de camadas diversas, circunstância que se queria evidenciar nesta exposição. Como se pode pensar o trabalho de seis artistas com práticas diferentes? Como abordar o espaço desta exposição e toda a sua história prévia? Como conciliar estas premissas? Estava criado o mote para a exposição — Overlayerd — introduzindo no espaço da Livraria Sá da Costa uma nova camada, a dos trabalhos de seis artistas, mas não cobrindo totalmente a sua pré-existência.

 

Os trabalhos apresentados encontram-se num limiar específico de sobreposições e pré-existências. Entre todos, evidencia-se uma certa apetência e persistência em trabalhar sobre a matéria, sobre as camadas, sedimentadas e temporais, e a remasterização das mesmas. Percebe-se que há uma busca por compreender as características de um material, de procurar os seus limites, de associá-lo e confrontá-lo com novos lugares. Para a exposição, alguns dos artistas produziram trabalhos inéditos partindo do mote Overlayerd, enquanto que outros encontraram em experiências passadas uma possibilidade de revisitação do próprio trabalho à luz deste conceito. 

 

Overlayerd, é um exercício de lógicas e afinidades que começou muito antes da exposição, através de encontros e partilhas, e que procura revelar através da individualidade sensitiva de cada artista, uma expressão e possibilidade de encontrar no campo paisagístico e nos seus materiais, uma nova identidade, uma nova camada.

 

 

 

 

Luísa Salvador
Novembro 2016

 

 

 

 

 

OVERLAYERD
15 de Dezembro 2016 — 12 de Janeiro 2017
2ª a 6ª, das 10:00h as 19:00h **
Sábado by appointment: 919 595 330
 

Inauguração: 15 de Dezembro, 18h
 
(Espaço Camões)
22 Praça Luís de Camões, 4º andar 
(Chiado) MAP