Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

:::PAÇO DUCAL RECEBE CONCERTO E ANTESTREIA DE DOCUMENTÁRIO DIA 27 DE SETEMBRO

PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA

RECEBE CONCERTO E ANTESTREIA

DE DOCUMENTÁRIO DIA 27 DE SETEMBRO

Antestreia de episódio da série Mestres e Sons Lusitanos", no Paço Ducal, às 18h00
Concerto "Do Amor e da Glória em Camões", na Capela do Paço Ducal, às 21h00

descarregar (3).png

“Do Amor e da Glória em Camões” (piano, voz e violino), é o concerto que Rui de Luna, Natália Luiza e Marcos Lázaro irão apresentar na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, às 21h00. Um concerto que celebra os quinhentos anos transcorridos sobre o nascimento do poeta maior. Antes do espectáculo o Paço Ducal irá receber, às 18h00, a transmissão de um episódio da série documental "Mestres e Sons Lusitanos", relativo ao compositor João de Sousa Carvalho, antigo aluno do Colégio dos Reis Magos, que funcionou, desde inícios do séc. XVII e até às guerras liberais (séc. XIX), em diferentes espaços do Paço Ducal.

No concerto "Do Amor e da Glória em Camões" Rui de Luna convida-nos a uma viagem camoniana surpreendente. Sobre textos seleccionados a partir da extensa obra de Luís Vaz de Camões, o conhecido barítono e compositor português vestiu de música as palavras e delas fez um programa fascinante que, partindo dos Lusíadas, percorre a lírica do poeta que melhor cantou a alma lusitana. O concerto acontece na capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, dia 27 de setembro às 21h00.

A série documental "Mestres e Sons Lusitanos" retraça a biografia de seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX, que escreveram obras musicais que ficaram famosas em Portugal e fora de Portugal, na época. Nos dias de hoje, estas obras vivem um estado de hibernação na escuridão dos depósitos das bibliotecas e arquivos nacionais e internacionais, longe das luzes dos palcos e dos ouvidos do público. Foram repertoriados e filmados centenas de documentos e foram realizadas dezenas de entrevistas com historiadores, músicos e musicólogos, para contar ao público as recentes descobertas sobre a vida destes compositores e trazer algumas destas descobertas para a luz do dia e para o ouvido do público.

O episódio sobre o compositor português João de Sousa Carvalho, será apresentado em antestreia, no Paço Ducal de Vila Viçosa, na cidade onde o compositor iniciou o seu percurso musical, antes de embarcar no barco que o levou para a fama e o reconhecimento nacional e internacional ao mais alto nível. A antestreia será acompanhada por uma breve palestra da autora da série documental, sobre a representatividade da música portuguesa em Portugal e no mundo, e a importância de promover políticas capazes de reanimar o património musical português e dar-lhe vida nas salas de espetáculo e nos espaços do ensino e de aprendizagem.