Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Palavras na nossa terra" - Almeida Garrett | Biblioteca Municipal de Pinhal Novo - 30 de setembro

image001 (4).jpg

 


 Almeida Garrett é o poeta em debate na tertúlia poética de setembro

A tertúlia poética que se reúne, mensalmente, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, debruça-se, no dia 30 de setembro, sobre a vida e obra de Almeida Garrett. O encontro decorre às 21 horas e presta homenagem ao poeta portuense, nascido em 1799, que dedicou a sua vida à política, ao jornalismo e à literatura, sendo um dos fundadores do romantismo português.
João Batista da Silva Leitão foi feito Visconde de Almeida Garrett em 1851 e nomeado Par do Reino, na sequência do apoio a D. Pedro, que lhe valera, já, no passado, o exílio para França e, mais tarde, Inglaterra. O seu empenho na vida política e cívica está intimamente ligado à sua produção literária, que retrata o período conturbado e reformista vivido em Portugal. Na sua obra, destaque para os poemas "Camões" (1825) e "Dona Branca" (1826), na base do movimento romântico nacional, e para "Viagens na Minha Terra" (1843), considerada a primeira narrativa moderna portuguesa.
Bocage, Sebastião da Gama, Camões e Calafate são alguns dos nomes já evocados nestas tertúlias, que apostam na divulgação da poesia e da literatura, em geral, procurando incentivar a escrita, divulgar a grande poesia e criar experiências inovadoras de escrita, pessoal e coletiva. José Régio será o autor a estudar em outubro.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.