Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"PALCO BRASIL" TRAZ O MELHOR DA MÚSICA BRASILEIRA PARA PORTUGAL

 

 

O Brasil em Portugal

"PALCO BRASIL" TRAZ O MELHOR DA MÚSICA BRASILEIRA PARA PORTUGAL

 

Com estreia marcada para amanhã, na Rádio Marginal, o programa "Palco Brasil" tem como protagonista a música brasileira - o produto mais exportado de terras de Vera Cruz, cujo ritmo há muito conquistou os portugueses. Ney Matogrosso é o primeiro artista convidado, entrevistado pelo músico e produtor Zé Ricardo. Nesta entrevista, Matogrosso recorda como o fado, e a fadista Amália Rodrigues, o influenciaram no início da sua carreira, tendo o músico cantado "Barco Negro" no seu primeiro disco a solo.

Considerada um dos melhores cartões-de-visita do Brasil, a música e os ritmos brasileiros são, sem dúvida, e como si só, recebidos calorosamente por onde passam. Portugal não é exceção e são vários os artistas que encontraram neste "cantinho à beira-mar" inspiração para muitos dos seus trabalhos, além de um público que os recebe com entusiasmo, contribuindo assim para fazer do país um dos seus locais de eleição.

Foi a pensar nisto que a empresária Ariane Carvalho – mentora da Rádio MPB FM (Rio de Janeiro, Brasil), estação cuja programação se dedicava à divulgação da música brasileira de qualidade, nos seus mais diversos estilos – concebeu o projeto "Palco Brasil", com o objetivo de promover e dinamizar a música e a cultura brasileira em Portugal, primeiro através da rádio mas com uma ambição ainda maior.

"É certo que Portugal está a assistir a um boom da cultura brasileira, potenciada pela vinda de vários brasileiros para o país, que cada vez mais se torna um destino altamente atrativo para turistas mas também para negócios e até famílias que o escolhem como sua casa. Mas a história entre os dois países é muito mais antiga e a interação entre estas duas culturas, que se fundiram no passado e agora voltam a caminhar juntas, é muito forte. O Palco Brasil vem dar mais voz ao que de melhor se faz na música brasileira, num país que já a aceitou como sua mas que tem ainda muito para descobrir", afirma a criadora do programa.

Ariane Carvalho explica, ainda, que o projeto nasce primeiramente no formato de rádio pois além de incentivar a difusão da música brasileira por meio da audição, pode também apresentar artistas em entrevistas reveladoras e divertidas, aproximando os ouvintes portugueses não só da música, mas também do Brasil. Mas não esconde o desejo de fazer crescer o projeto. "O Palco Brasil tem espaço para muito mais e promete surpreender os portugueses com uma programação cuidada, que já está a ser desenvolvida. O objetivo é, numa segunda fase, transpor o programa da rádio para o mundo real e criar uma experiência única e imersiva no mundo da música brasileira, proporcionando uma interação direta entre os artistas e os ouvintes."

O programa Palco Brasil é transmitido na Rádio Marginal todos os sábados, às 11h00. Da lista de artistas convidados fazem, também, parte Elza Soares e João Bosco, ambos entrevistados pelo radialista brasileiro Fernando Mansur.