Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Palmela apoia Festa da Atalaia nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

 

 

É já no domingo, 23 de agosto, que a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia (Montijo) participa na semifinal nacional do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, em Salir, Loulé, para tentar conquistar um lugar na final. Para votar, ligue 760 207 815!

Palmela apoia esta candidatura desde o primeiro momento, considerando a importância histórica que o concelho tem no contexto da romaria a Nossa Senhora da Atalaia. Anualmente, no último fim de semana de agosto, três círios do concelho (Quinta do Anjo, Carregueira e Olhos de Água) realizam a romaria ao santuário, numa demonstração de fé, tradição e ligação secular da população à “Festa Grande”.

A Câmara Municipal do Montijo candidatou a Festa da Atalaia às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região.

A candidatura, que tem como madrinha a piloto montijense Elisabete Jacinto, venceu a final regional, transmitida em direto na RTP1 a 10 de agosto, a partir da Praça da República, no Montijo, seguindo para a semifinal nacional, na condição de pré-finalista. A Festa da Atalaia é, assim, o único património do distrito de Setúbal em competição nesta fase.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal tem como objetivo divulgar os valores positivos de uma identidade nacional forte, elegendo o que de melhor Portugal tem e destacando as tradições associadas às várias regiões do país. A edição de 2020 é dedicada à Cultura Popular, através da eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal. A RTP é a televisão oficial e o projeto conta com o alto patrocínio do Presidente da República.