Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Palmela comemora Dia Internacional dos Museus - participe nas iniciativas!

Dia Internacional dos Museus.jpg

O Museu Municipal de Palmela assinala o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com uma Visita Encenada, uma Conferência e um Espetáculo Musical.

No dia 18 de maio, às 20h00, participe na Visita Encenada “Pelas Gotas da Água”, que vai abordar a importância da água, a sustentabilidade e as alterações climáticas, através de um percurso pelo Centro Histórico de Palmela, que tem início no Chafariz de D. Maria I e termina na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela.

As comemorações prosseguem no dia 21 de maio, com uma Conferência sobre o Património Azulejar pelo professor José Meco, em Pinhal Novo, às 15h00, e um Espetáculo Musical pela Filarmónica Enarmonia, no Museu - A Estação, às 21h00. Esta última atividade é, mais uma vez, realizada em parceria com a Associação Bengala Mágica, sediada em Pinhal Novo. 

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus. O tema de 2022 é “O Poder dos Museus”, dedicado a celebrar e a refletir sobre como estas instituições podem contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, não só pelo estudo e divulgação do património (material e imaterial), mas também pela intervenção que podem ter na sociedade.

 

Programa

 

18 maio | 20h00 | Centro Histórico de Palmela

Visita Encenada “Pelas Gotas da Água”

Com personagens de outros tempos, que nos revelam, por entre o som da água, memórias das fontes, lavadouros e chafarizes. Termina com uma visita orientada por Pedro Inácio, autor da exposição “Aquedutos de Portugal. Água e Património”, na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela.

Duração: 2h00

Participação gratuita, mediante inscrição até às 12h00 de 17 de maio

Mínimo 10 e máximo 30 participantes

Info./insc.: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

21 maio | 15h00 | Pinhal Novo (local a confirmar)

Conferência “O Património Azulejar da Freguesia de Pinhal Novo”

Por José Meco, especialista em História do Azulejo

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

21 maio | 21h00 | Museu - A Estação, Pinhal Novo

Espetáculo Musical pela Filarmónica Enarmonia

Esta Filarmónica promove a formação musical e a prática de instrumentos de sopro e de percussão junto de crianças, jovens e adultos cegas/os ou com baixa visão e normovisuais.

Entrada gratuita

Info./insc.: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt

Org.: Câmara Municipal de Palmela e Associação Bengala Mágica