Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Pantomima: a primeira edição do Festival Internacional de Circo chega a Loures | 8 - 10 de setembro

descarregar.jpg

Loures vai ser palco das artes circenses. De 8 a 10 de setembro as atenções estarão viradas para a primeira edição do Festival Internacional de Circo, que conta com a autoria da Companhia de Teatro - Circo Gato Ruim.
 
Lisboa, 20 de julho de 2023 – Pela primeira vez, entre os dias 8 e 10 de setembro, o município de Loures vai receber o Festival Internacional de Circo. O evento, promovido pela Companhia de Teatro-Circo Gato Ruim, tem como nome “Pantomima” e vai contar com a presença de artistas de várias nacionalidades, nomeadamente portugueses, franceses, italianos e espanhóis.
 
A Companhia Gato Ruim, tem como missão promover as artes teatrais e circenses através da produção de espetáculos e formação de crianças e adultos nas artes performativas. Com 11 anos de existência, a companhia decidiu ir mais longe e apostar na produção de um festival que conta com o apoio de vários profissionais, abordando diferentes temáticas.
 
“Pantomima” terá lugar em Loures, no Parque Adão Barata (Parque da Cidade), em frente à Galeria Vieira da Silva, e vai decorrer ao longo de três dias. O festival arranca no dia 8 de Setembro, sexta-feira, às 16h, e decorre até domingo, dia 10, sendo que no fim-de-semana as portas abrem às 11h.
 
Para marcar a estreia, o festival vai contar com cinco espetáculos, com duração entre 30 a 50 minutos, divididos ao longo dos três dias: “Laisse Moi”, pela mão dos artistas franceses da Collectif Primavez; ”Improlocura” apresentado pelo italiano Agro the Clown; a representar Espanha, chega Miguel Rubio para apresentar “Playground”; da Alemanha vem o espetáculo “NoMo” do artista português ali estabelecido Tiago Fonseca; e, por fim, a Companhia organizadora, Gato Ruim, apresenta “Recuerdo”.
 
Criatividade, emoção e originalidade serão elementos-chave que irão caracterizar o Festival Internacional de Circo Pantomima. Durante o evento, para além dos espetáculos mencionados, o público pode ainda contar com cinco performances e um workshop de artes circenses, aberto ao público do festival e a todos os interessados em acrobacias aéreas. O workshop será lecionado pela companhia Gato Ruim, no dia 9 de setembro, às 11h, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
 
O recinto do evento conta, também, com uma zona de alimentação com foodtrucks para todos os gostos, que promete ser animada por várias atuações de rua.
 
Susana Alves Costa, Diretora da Companhia Gato Ruim, explica que “é com orgulho que trazemos a magia centenária do circo a Loures, num festival que será uma celebração do trabalho da nossa companhia e dos artistas convidados. Têm sido meses de muito trabalho, para podermos apresentar este Festival ao público nacional. Para assinalarmos esta primeira edição, temos preparada uma variedade de espetáculos e atuações desenhados para cativar o público português, com artistas provenientes de diversos países europeus, que nos trazem espetáculos premiados noutros festivais."
 
O Festival Internacional de Circo terá lugar nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Parque Adão Barata (Parque da Cidade), em Loures, e a entrada é gratuita. Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas no site oficial da Companhia de Teatro - Circo Gato Ruim, e nas redes sociais oficiais do Festival Facebook e Instagram.