Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Papillon e T-Rex em final de ano letivo no Festival Liberdade, no concelho do Seixal

image021.jpg

O Seixal assinala este ano o final de ano letivo com o Festival Liberdade, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios, no dia 15 de junho, a partir das 10 horas, e conta com os artistas T-Rex e Papillon como cabeças de cartaz. Pelo Palco Carlos Paredes vão ainda passar os finalistas do Canta! – Concurso Interescolas de Talentos Musicais e de Apresentador, o grupo musical da Escola Secundária de Amora e o projeto Clave da Escola Secundária Manuel Cargaleiro. A entrada é livre.

 

«É com imensa satisfação que recebemos no concelho do Seixal o Festival Liberdade, um evento realizado com e para a juventude, que valoriza e promove as suas ideias e projetos e que potencia o debate sobre as políticas de juventude na região e no país. É ainda com maior satisfação que vemos os jovens do concelho do Seixal – finalistas do Canta! e bandas de escolas secundárias – a pisar o palco principal do evento e, assim, darem-se a conhecer aos milhares de jovens que vão estar a participar no evento. É com estas politicas que valorizamos os nossos jovens e apostamos no futuro dos mesmos», considera o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

 

A 9.ª edição do festival conta com o envolvimento de mais de 250 jovens na sua construção e de mais de meia centena de iniciativas, nas áreas da música, dança, teatro, artes visuais e desporto, promovidas pelos jovens da região de Setúbal e pelo movimento associativo juvenil. As iniciativas vão decorrer em diferentes espaços do evento, que funcionará até às 2 da manhã.

 

No Espaço Juventude, vão acontecer cerca de doze atuações, do teatro, à música, à dança de diferentes estilos, performances de arte urbana, entre outras. No Espaço Igualdade, prevê-se uma grande dinâmica, com a participação de doze jovens DJ que terão a oportunidade de mostrar sua criatividade e habilidade em entreter o público durante o festival. Pelo Palco Paz, vão passar oito projetos musicais oriundos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, a representar e celebrar a diversidade musical existente na região.

 

Na mostra Arte em Liberdade, dedicada às artes visuais, os visitantes vão ter a oportunidade de apreciar diversas obras criadas por jovens artistas e no Espaço Desporto vai ser possível ver e participar em diferentes atividades desportivas, das mais radicais às mais tradicionais, organizadas pela Associação All aBoard, pela Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, pelo Município do Seixal e pelo movimento associativo juvenil.

 

A Mostra Associativa vai contar com cerca de duas dezenas de estruturas associativas que representam a diversidade da juventude na região, entre as quais juventudes partidárias, associações de estudantes, culturais e pela promoção da cidadania e da paz.

 

Uma das essências do festival é proporcionar espaços debate e partilha de experiências entre as estruturas associativas de juventude e, assim, e sob o mote «50 anos do 25 de Abril, a Juventude e o Associativismo», decorre o Encontro do Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal, entre as 10.30 e as 13 horas, no Espaço Juventude, e conta na abertura com apresentação de um excerto da peça «Palavras de Abril», dinamizada pelo grupo de teatro Artes e Magia do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.

 

A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O programa completo pode ser consultado em cm-seixal.pt e Festival Liberdade.