Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Paredes de Coura: A Escola do Rock Vira Festival a 23 e 24 de março

A Escola do Rock Vira Fest: Paredes de Coura volta a ser o ponto de encontro para projetos de educação musical 

 

Criado em 2018 para promover o intercâmbio entre alunos, professores, profissionais da música e comunidade geral, o Vira Fest regressa a Paredes de Coura no fim de semana de 23 e 24 de março. Escolas e projetos de educação musical de Portugal e da Galiza juntam-se na 5.ª edição do festival, com um programa que inclui conversas, showcases e concertos.

 

É do conhecimento geral que a vila minhota de Paredes de Coura tem uma relação especial com a música. No entanto, nos últimos anos tem apostado em diversificar a sua oferta cultural, com propostas direcionadas a diferentes públicos. É o caso do Vira Fest, uma iniciativa da Associação Cultural Rock’n’Cave em coprodução com o Município de Paredes de Coura, que pretende ser um espaço de troca de experiências e boas práticas de educação musical, onde também se reflete sobre os diferentes percursos que a música tem para oferecer aos jovens e à comunidade em geral. 

 

A origem do festival está intimamente ligada à Escola de Rock Paredes de Coura, iniciativa promovida por este município desde 2014, que serviu como inspiração para a criação deste festival e assume o papel de escola anfitriã  a Escola do Rock Vira Festival

 

No dia 23 de março (sábado), a manhã e a tarde serão ocupadas com apresentações e showcases de diversos projetos no Centro Cultural de Paredes de Coura, com o objetivo de mostrar a diversidade de metodologias, abordagens e percursos que a música oferece. Haverá oportunidade de conhecer o Serviço Educativo da Casa da Música, programa pioneiro no que diz respeito à capacitação de artistas para trabalho em comunidades e criação coletiva. Em dose dupla (apresentação e showcase), chegarão a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE, Porto), a SonDeSeu - Orquestra Folk de Galicia / ETRAD e a Academia de Artes de Chaves, com o projeto de cruzamento disciplinar Os Caminhos da Cultura. A tarde terminará com um ensaio aberto da Escola do Rock Paredes de Coura. O programa noturno irá invadir o Xapas Lounge, em parceria com a iniciativa local Xapas Sessions, acolhendo concertos de combos provenientes da RockSchool Porto e da Academia Valentim de Carvalho (Porto).

 

Já no dia 24 de março (domingo), a manhã começará no Centro Cultural com outro ensaio aberto da Escola do Rock Paredes de Coura, a que se junta a Academia de Música de Castelo de Paiva. A tarde continuará com concertos no mesmo espaço, com a participação de grupos formados em escolas dedicadas a géneros musicais variados, como A Casa do Rock Santiago de Compostela, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e a Escola Estúdio do Pejão. O festival terminará com o concerto de encerramento da Escola do Rock Paredes de Coura em parceria com a Academia de Música de Castelo de Paiva, em formato de big band, às 16h30. 

 

O Vira Fest é um convite aberto a todos os interessados em valorizar o papel da música na educação de jovens, adultos e séniores, contribuindo para promover a coesão territorial e o diálogo transfronteiriço mediado pela música. Trata-se de um fim de semana de convívio, partilha de aprendizagens e troca de ideias, especialmente interessante para a comunidade educativa, artística e cultural, mas também para qualquer pessoa que queira conhecer de perto projetos musicais e educativos únicos.

 

A entrada é livre em todas as atividades, sujeita à lotação dos espaços. Recomenda-se consultar o programa completo e efetuar reserva (individual ou em grupo) através do formulário disponível em https://escoladorock.paredesdecoura.pt/vira-fest-2024-programa.