Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Parque das Quinta dos Franceses, no Seixal, acolhe Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974

Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974

Criatura, António Zambujo, Sara Correia, Stereossauro, Carlão e Nenny atuam dia 24 de abril no Seixal

 

image002.jpg

O Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal, vai receber, na noite de 24 de abril, o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974, com a presença de grandes nomes da música portuguesa: Criatura, António Zambujo, Sara Correia, Stereossauro, Carlão e Nenny serão os protagonistas e prometem arrebatar a plateia presente. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «este é um momento alto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no nosso concelho. Estou seguro que o público irá comparecer em grande número, para dar brilho a uma iniciativa que reúne todos os ingredientes para ser especial e única. Afinal, estamos numa terra de Abril e é este o espírito que queremos reforçar e perpetuar».

 

A primeira parte do concerto inicia-se às 21.30 horas, com a atuação dos Criatura, grupo musical composto por 11 elementos, oriundos de várias geografias e áreas musicais, apresentando um estilo de música deveras singular e que assenta num diálogo constante entre a tradição e a modernidade, a oralidade e a palavra escrita, as sonoridades populares e o ecletismo musical. O concerto prossegue com a entrada em palco do cantor e músico António Zambujo, um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade, a nível nacional e internacional. Logo a seguir, as luzes estarão voltadas para a fadista Sara Correia, que apresenta o seu terceiro disco, «Liberdade», o que não poderia ser mais adequado às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Liberdade é o que se irá ouvir nesta noite, mas foi também o que se ouviu em 1974 quando finalmente se pôs fim ao regime ditatorial em vigor e se passou a viver em democracia, com direitos, e livre acesso à cultura.

À meia-noite, surgirá, sobre a Baía do Seixal, o tão aguardado fogo de artifício ao som do DJ (e também produtor e scratcher) Stereossauro, que tem arrecadado vários títulos mundiais. Em nome próprio, as suas criações apostam na reinvenção da música portuguesa, sem a desvirtuar, dando-lhe uma abordagem irreverente e descomplexada. Após este momento, entrará em palco Carlão, que foi um dos vocalistas e o principal letrista dos Da Weasel, a mítica banda de Almada (entre 1993 e 2009), sob o pseudónimo Pacman.

 

A cantora, compositora e rapper portuguesa Nenny, uma jovem artista internacional de ascendência cabo-verdiana, que cresceu num ambiente musical muito rico em ritmos africanos, é a artista que encerra o concerto comemorativo dos 50 anos da liberdade.

 

As comemorações do cinquentenário do 25 de Abril no concelho do Seixal decorrem até dezembro de 2026, ano em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa, e têm como lema «Abril, a Liberdade Que Nos Une». No programa comemorativo, dirigido a todos os públicos, há várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal do Seixal e pelas juntas de freguesia, assim como outras ações que estão a cargo de instituições, movimento associativo, comunidade educativa e agentes económicos. Entre as várias atividades previstas, que decorrem um pouco por todo o concelho, destacam-se as artes visuais, os workshops, a arte urbana, os colóquios e debates, a dança, os eventos desportivos, os momentos de leitura, a música e o teatro, entre muitas outras.

 

A programação pode ser consultada, na totalidade, no site 25deabril.seixal.pt.