Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

PARTE Summit’22 liga Coimbra e Loulé através da Arte Contemporânea

PARTE Summit’22

 

30 JULHO, SÁBADO, 9H30 – 18H30

Convento São Francisco – Sala D. Afonso Henriques, Coimbra

Zoé Whitley & Mónica de Miranda | Vincenzo de Bellis, Kasia Redzsiz, Filipa Oliveira & Luís Silva | Daniel Baumann & Gabriel Abrantes | Hendrik Folkerts & David Cabecinha | Rita Natálio | Fernanda Fragateiro | Bruna Roccasalva, Ana Cristina Cachola & Filipa Bossuet

21h30 O GAJO | Concerto com entrada livre, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra.

 

6 DE AGOSTO, SÁBADO, 9H30 – 18H30

Cineteatro Louletano, Loulé

Neringa Bumblienė & Pedro Barateiro | Philippe-Alain Michaud & Emily Wardill | Clara Kim, Sofía Hernández Chong Cuy, Rodrigo Saturnino & Mariana Pestana | Inês Neto dos Santos | Abaseh Mirvali & Jesse James | Andrea Lissoni & Jorge Jácome

 

Cineteatro Louletano_CML.jpg

 

A PARTE Summit liga duas regiões do País e as cidades de Coimbra e Loulé através da Arte Contemporânea. Respetivamente, nos sábados, dias 30 de julho e 6 de agosto, estas cidades acolhem as duas sessões do seminário internacional de arte que é organizado no âmbito da edição inaugural do programa PARTE Portugal Art Encounters.

 

A PARTE Summit propõe um novo formato de reflexão e partilha de conhecimento, que toma como ponto de partida 12 questões previamente formuladas por algumas das pensadoras e pensadores mais influentes no meio artístico, reunidos em Portugal a convite do programa PARTE.

 

O encontro, com programação de Joana Mayer, apresenta um programa de palestras, conversas e performances que enquadram e desenvolvem as questões com a colaboração de um painel multidisciplinar de artistas, autores e outros pensadores, também convidados pela organização. É impulsionado pela arte contemporânea, mas convoca múltiplas esferas da cultura e do saber, e pretende envolver todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades.

 

A MUDANÇA É POSSÍVEL? É a questão que abre o programa da PARTE Summit’22 em Coimbra, no sábado dia 31 de julho. Formulada por Zoé Whitley, Diretora da Chisenhale Gallery, em Londres, a questão será enquadrada pelo trabalho e visionamento de um filme da artista Mónica de Miranda. Nesta sessão, será também possível acompanhar as reflexões e conversas impulsionadas pelas questões de Vincenzo de Bellis, Curador e Diretor Associado de programas em Artes Visuais no Walker Art Center, Minneapolis; Kasia Redzsiz, Diretora Artística no Kanal - Centre Pompidou, em Bruxelas; Daniel Baumann, Diretor da Kunsthalle Zürich; Hendrik Folkerts, Curador de Arte Contemporânea Internacional no Moderna Museet, em Estocolmo; e Bruna Roccasalva, Diretora Artística da Fondazione Furla, em Milão.

 

O programa conta com performances e projetos das artistas Fernanda Fragateiro e Filipa Bossuet, do artista Gabriel Abrantes e de Rita Natálio, artista e pesquisador. Reúne ainda as participações de Filipa Oliveira, Curadora e Programadora de Artes Visuais da Câmara Municipal de Almada e Cocuradora do Anozero’21-22 Bienal de Arte de Coimbra; Luís Silva, Diretor da Kunsthalle Lissabon e Cocurador da Representação Oficial Portuguesa na 59.ª Bienal de Veneza; David Cabecinha, Codiretor Artístico do Alkantara, com sede em Lisboa; Ana Cristina Cachola, Curadora independente, Professora Universitária e Fundadora do programa curatorial feminista Quéréla.

 

O Convento São Francisco em Coimbra, acolhe no mesmo dia o lançamento do PARTE Book, a primeira publicação-guia para o Turismo de Arte em Portugal. O livro convida à (re)descoberta do País através dos museus, galerias, espaços independentes e eventos com programação de Arte Contemporânea, e publica um conjunto de reflexões autorais e inéditas sobre a produção artística atual. Pelas 21h30, a Câmara Municipal de Coimbra convida para o concerto de O GAJO, o projeto do músico João Morais que abraça a Viola Campaniça para criar ligações entre a sua música, a sua terra e colaborações, sempre surpreendentes, com outros instrumentos e intérpretes. O espetáculo será de entrada livre.

 

A PARTE Summit’22 chega a Loulé no dia 6 de agosto e, em plena época balnear, desafia veraneantes, visitantes e locais, para um sábado refrescante e refrescado por novas reflexões e ideias no Cineteatro Louletano. A ÁGUA, TAMBÉM É UM MUSEU? Andrea Lissoni, Diretor Artístico Haus der Kunst, em Munique, encerra a sessão com uma questão-ignição para reflexões ecológicas e sociais, que serão acompanhadas pelo cineasta e artista Jorge Jácome. Solidariedade, colaboração e produção artística na criação de histórias e comunidades, serão alguns dos temas centrais dos questionamentos propostos por Abaseh Mirvali, Curadora independente e anterior Diretora e Curadora-chefe MCASB Museum of Contemporary Art Santa Barbara; Clara Kim, Curadora-chefe do MOCA Museum of Contemporary Arts, em Los Angeles; Neringa Bumblienė, Curadora no CAC Contemporary Art Centre, em Vilnius, e Curadora do Pavilhão da Lituânia 59ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia; Philippe Alain-Michaud, Curador no Musée National d’Art Moderne, Centre Pompidou, em Paris; e Sofía Hernández Chong Cuy, Diretora do Kunstituut Melly, em Roterdão.

 

Ao programa da PARTE Summit’22 em Loulé, juntam-se as apresentações especiais do artista Pedro Barateiro; e das artistas Emily Wardill e Inês Netos dos Santos; do Sociólogo digital, artista visual e ativista gráfico, Rodrigo Saturnino; da Arquiteta, Curadora independente e Cofundadora do coletivo The Decorators, Mariana Pestana; e de Jesse James, Cofundador e Diretor Artístico do Walk&Talk - Festival de Arte dos Açores.

 

Os bilhetes para a PARTE Summit’22 podem ser adquiridos na página do PARTE Portugal Art Encounters (em: https://portugalartencounters.com/summit/parte-summit-22), e nas bilheteiras físicas ou online do Convento São Francisco e Cineteatro Louletano. As sessões serão, na sua maioria, apresentadas em língua inglesa sem tradução simultânea. Alguns conteúdos das apresentações terão informações e legendas em português e inglês.

 

 

PARTE Portugal Art Encounters

 

PARTE é um programa anual e de continuidade que apoia a internacionalização do sistema da Arte Contemporânea em Portugal. Organiza-se em dois circuitos consecutivos de visita ao País, designados PARTE Circuits, que culminam com a realização do seminário internacional de arte PARTE Summit e o lançamento da publicação-guia de Turismo de Arte – PARTE Book.

 

O programa reforça a relação com o Turismo para afirmar o País como um destino de referência no circuito artístico. Convida profissionais que se destacam no panorama artístico internacional, que influenciam os temas, programações e regimes de mobilidade neste sistema, a conhecerem uma seleção criteriosa do que Portugal tem para oferecer em termos de produção artística, acolhimento, património cultural e natural.

 

A cada ano, o programa conta com a curadoria de anfitriões convidados e para a primeira edição, em 2021/22, tem o curador Vicente Todolí como anfitrião do PARTE Circuit julho, que entre os dias 24 e 31 de julho, percorre locais nas regiões do Porto & Norte e Centro de Portugal; e a curadora Isabel Carlos, como anfitriã do PARTE Circuit agosto, que, por sua vez, de 31 de julho a 7 de agosto, percorre locais nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve.

 

Vicente Todolí é Diretor Artístico do Hangar Biccoca da Fundação Pirelli, em Milão, anteriormente foi Diretor-fundador do Museu de Serralves e da Tate Modern, em Londres. Isabel Carlos é curadora independente, foi Diretora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, curadora das bienais de Sidney e Sharjah e de representações portuguesas nas bienais de Veneza e São Paulo.

 

PARTE’21-22:

 

PARTE Circuit 24–31 julho | Regiões do Porto & Norte e Centro de Portugal

Vicente Todolí com Bruna Roccasalva, Daniel Baumann, Hendrik Folkerts, Kasia Redzsiz, Vincenzo de Bellis e Zoé Whitley.

 

PARTE Summit’22 Coimbra | 30 julho, sábado, Convento São Francisco

PARTE Book | 30 julho, lançamento PARTE Summit’22 Coimbra

 

PARTE Circuit 31 julho –7 agosto | Regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve

Isabel Carlos com Abaseh Mirvali, Andrea Lissoni, Clara Kim, Neringa Bumblienė, Philippe-Alain Michaud e Sofía Hernández Chong Cuy.

 

PARTE Summit’22 Loulé | 6 agosto, sábado, Cineteatro Louletano

 

 

Mais sobre PARTE Portugal Art Encounters:

 

PARTE é um programa da empresa Flamingo Circuit, fundada pelo curador Miguel Mesquita e a consultora de arte Sílvia Escórcio, e sediada em Lisboa. É desenvolvido com o apoio principal do Visit Portugal e o apoio do Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). O PARTE Portugal Art Encounters angaria o reconhecimento de relevante interesse cultural pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).

 

A realização da PARTE Summit’22 conta com os apoios da Câmara Municipal de Coimbra e da Câmara Municipal de Loulé.

 

portugalartencounters.com

@parteportugal

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.