Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Passatempo CONCERTO José Eduardo Martins - Museu da Música

O Blog Cultura de Borla em parceria com a MUSEU DA MÚSICA tem 10 bilhetes simples para o concerto de encerramento da carreira do pianista brasileiro José Eduardo Martins no Museu Nacional da Música para o dia 30 de Maio às 18h aos primeiros leitores que de 5 em 5 participações:

- enviem um mail para culturadeborla@sapo.pt com a frase "Eu quero ir ao ver ao concerto de encerramento da carreira do pianista brasileiro José Eduardo Martins no Museu Nacional da Música com o Cultura de Borla" com nome, CC e nº de telefone.

 

 

Pianista José Eduardo Martins encerra carreira de 70 anos no Museu Nacional da Música

 

 

Piano_JEduardoMartins.webp

No próximo dia 30 de maio, às 18h00, tem lugar no Museu Nacional da Música o concerto de encerramento da carreira do pianista brasileiro José Eduardo Martins.

Em 2023 passam setenta anos sobre o primeiro recital do pianista em São Paulo, cidade onde nasceu em 1938.

José Eduardo Martins foi agraciado com a Ordre de la Couronne, outorgada pelo Rei Alberto II da Bélgica, e pela Ordem do Rio Branco do Brasil. Doutor honoris causa pela Universidade Constantin Brancusi da Roménia, e membro honorário da Academia Brasileira de Música e da Academia Lopes-Graça de Lisboa, é professor catedrático jubilado da Universidade de São Paulo.

Após estudos pianísticos com José Kliass, Martins foi bolseiro do governo francês e estudou em Paris com Marguerite Long, Jean Doyen e Louis Saguer. Foi distinguido com a Medalha de Prata no Concurso Internacional de Vercelli, Itália (1960), e apresentou-se em vários países europeus.

Intérprete das integrais de Rameau, Debussy, Moussorgsky e Francisco de Lacerda, estreou mais de 150 obras compostas por 33 compositores de diversos continentes. Gravou 25 CDs na Bulgária, Portugal e Bélgica, para os selos Labor (USA), Portugaler e Portugal/Som (Portugal), Esolem (França) e De Rode Pomp (Bélgica). Seis CDs foram dedicados à música portuguesa.

Divulgador prolífico, os seus livros sobre música foram editados pela Imprensa da Universidade de Coimbra, Université Paris-Sorbonne e Universidade de São Paulo.

Do programa que apresentará no Museu Nacional da Música constam obras de compositores brasileiros como Henrique Oswald, Francisco Mignone e Gilberto Mendes, a par dos portugueses Carlos Seixas, Francisco de Lacerda, Fernando Lopes-Graça e Eurico Carrapatoso. O programa principia com uma suíte do compositor barroco Jean-Philippe Rameau.

Segundo testemunho de José Eduardo Martins, o programa foi escolhido tendo em conta a sua ligação afetiva a Portugal, e recorda alguns dos episódios mais marcantes do seu percurso artístico e biográfico. As duas sonatas de Seixas são as mesmas que apresentou em 1959 no seu primeiro recital em Lisboa, na Academia de Amadores de Música, a convite de Fernando Lopes-Graça.

Depois do concerto no Museu Nacional da Música, e antes de regressar a São Paulo, José Eduardo Martins fará ainda duas conferências em Évora e Coimbra.