Passatempo CONCERTO José Eduardo Martins - Museu da Música
O Blog Cultura de Borla em parceria com a MUSEU DA MÚSICA tem 10 bilhetes simples para o concerto de encerramento da carreira do pianista brasileiro José Eduardo Martins no Museu Nacional da Música para o dia 30 de Maio às 18h aos primeiros leitores que de 5 em 5 participações:
- enviem um mail para culturadeborla@sapo.pt com a frase "Eu quero ir ao ver ao concerto de encerramento da carreira do pianista brasileiro José Eduardo Martins no Museu Nacional da Música com o Cultura de Borla" com nome, CC e nº de telefone.
- Partihem o post do passatempo no facebook no seu perfil pessoal de forma pública e nomeando três amigos na partilha;
- façam like na página do Cultura de Borla no Facebook e façam um like no post do passatempo
Pianista José Eduardo Martins encerra carreira de 70 anos no Museu Nacional da Música
No próximo dia 30 de maio, às 18h00, tem lugar no Museu Nacional da Música o concerto de encerramento da carreira do pianista brasileiro José Eduardo Martins.
Em 2023 passam setenta anos sobre o primeiro recital do pianista em São Paulo, cidade onde nasceu em 1938.
José Eduardo Martins foi agraciado com a Ordre de la Couronne, outorgada pelo Rei Alberto II da Bélgica, e pela Ordem do Rio Branco do Brasil. Doutor honoris causa pela Universidade Constantin Brancusi da Roménia, e membro honorário da Academia Brasileira de Música e da Academia Lopes-Graça de Lisboa, é professor catedrático jubilado da Universidade de São Paulo.
Após estudos pianísticos com José Kliass, Martins foi bolseiro do governo francês e estudou em Paris com Marguerite Long, Jean Doyen e Louis Saguer. Foi distinguido com a Medalha de Prata no Concurso Internacional de Vercelli, Itália (1960), e apresentou-se em vários países europeus.
Intérprete das integrais de Rameau, Debussy, Moussorgsky e Francisco de Lacerda, estreou mais de 150 obras compostas por 33 compositores de diversos continentes. Gravou 25 CDs na Bulgária, Portugal e Bélgica, para os selos Labor (USA), Portugaler e Portugal/Som (Portugal), Esolem (França) e De Rode Pomp (Bélgica). Seis CDs foram dedicados à música portuguesa.
Divulgador prolífico, os seus livros sobre música foram editados pela Imprensa da Universidade de Coimbra, Université Paris-Sorbonne e Universidade de São Paulo.
Do programa que apresentará no Museu Nacional da Música constam obras de compositores brasileiros como Henrique Oswald, Francisco Mignone e Gilberto Mendes, a par dos portugueses Carlos Seixas, Francisco de Lacerda, Fernando Lopes-Graça e Eurico Carrapatoso. O programa principia com uma suíte do compositor barroco Jean-Philippe Rameau.
Segundo testemunho de José Eduardo Martins, o programa foi escolhido tendo em conta a sua ligação afetiva a Portugal, e recorda alguns dos episódios mais marcantes do seu percurso artístico e biográfico. As duas sonatas de Seixas são as mesmas que apresentou em 1959 no seu primeiro recital em Lisboa, na Academia de Amadores de Música, a convite de Fernando Lopes-Graça.
Depois do concerto no Museu Nacional da Música, e antes de regressar a São Paulo, José Eduardo Martins fará ainda duas conferências em Évora e Coimbra.