Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Passatempo O INSPECTOR - Teatro Municipal do Barreiro

O Blog Cultura de Borla em parceria com  a ARTEVIVA tem bilhetes duplos para a peça O INSPECTOR para o dia 2 de Dezembro no TEATRO MUNICIPAL DO BARREIRO aos primeiros leitores que de 5 em 5 participações:

 

 Enviem um email para o culturadeborla@sapo.pt com a frase "Eu quero ver O INSPECTOR  com o Cultura de Borla" com nome, BI e nº de telefone.

 

20753919_DkGGv.jpeg

 

O INSPECTOR, encenação de Jorge Cardoso.

 

 

Na passagem do 20º aniversário da inauguração do Teatro Municipal do Barreiro, escolhemos um texto com influência decisiva na história do teatro e por muitos considerado um clássico. É a nossa 75ª produção.

O Inspectorestreou a 19 de Abril de 1836, em São Petersburgo, então capital do império russo, na presença do czar, que terá comentado: “Que peça! Todos levam por tabela, e eu em primeiro lugar!”

Numa cidade de província, perdida nos confins da Rússia, o governador local recebe uma carta a avisá-lo da chegada iminente de um inspector, vindo da capital, e que viaja incógnito, com instruções secretas.

Eis o detonador da comédia, que Vladimir Nabokov qualificou como “a maior peça de teatro jamais escrita em russo (e nunca superada)”.

O governador convoca os seus subordinados. O medo instala-se: a chegada do inspector ameaça pôr a descoberto os pequenos arranjos, cumplicidades e trapaças, desleixos e violências, em suma, a ordem reinante…

Impressiona a actualidade desta comédia. Muitos diálogos parecem ter sido escritos hoje. Aliás, um passeio pela internet permite constatar como El Inspector General, Le Revizor, The Government Inspector, Der Revisor, etc. continua a ser representado por esse mundo fora indiferente às polémicas sobre a sua natureza…