Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Passatempo Pedro Mestre - CCB

O Blog Cultura de Borla tem bilhetes para o concerto de Pedro Mestre para dia 22 de Setembro no Grande Auditório do CCB aos leitores que de 5 em 5 participações:

 

 

 

11949456_1097201260307825_7996272843701858940_n.jp

 

 Enviem um email para o culturadeborla@sapo.pt com a frase "Eu quero ir ao concerto de Pedro Mestre com o Cultura de Borla" com nome, BI e nº de telefone:

 

 



O Cante Alentejano já é Património Cultural e Imaterial da Humanidade. A decisão da UNESCO vai permitir salvaguardar e transmitir esta tradição a gerações vindouras, um trabalho a que o músico Pedro Mestre tem dedicado a sua vida. Há 20 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as Escolas, onde desde 2006 ensina a tradição a alunos do 1º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo.Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com os mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo.

Como um dos grandes impulsionadores e embaixadores da música e das tradições do Alentejo, e depois da edição de vários trabalhos discográficos com os diversos grupos que integra, passados vinte anos desde que iniciou o seu percurso musical, Pedro Mestre decide lançar um trabalho em nome próprio com a participação de alguns colegas e amigos: Janita Salomé, António Zambujo, Rui Vaz (Gaiteiros de Lisboa), Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Guilherme Banza, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, Cantadores do Sul, Campaniça Trio, Tânia Lopes, Vasco Sousa e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa).

Campaniça do Despique” é o título do álbum e do concerto, que será apresentado a 22 de Setembro de 2015, no Grande Auditório do CCB. Um disco e um concerto que evocam o mais belo Cante Alentejano e o genuíno toque da viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo, que surgiam de modo espontâneo em festas, romarias, nas tabernas e que ainda hoje acontecem, embora de modo organizado e performativo.

Neste concerto, Pedro Mestre apresenta temas inéditos, da sua autoria, com os vários convidados, que se fazem apresentar, também com temas do seu repertório, assim como também temas do cancioneiro tradicional alentejano, que ganham aqui um novo fôlego. “Campaniça do Despique” visa dar continuidade ao trabalho do músico, em que a tradição e inovação caminham lado a lado, levando esta identidade cultural e memória coletiva de um povo a atravessar fronteiras.

Convidados:

Jorge Fernando

Fábia Rebordão
Henrique Leitão
Janita Salomé
4 ao Sul
Rui Vaz
Rancho de Cantadores.
 


Pedro Mestre Voz, Viola Campaniça
Pedro Calado Voz
David Pereira Voz
José Diogo Bento Voz
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento Vozes (25)
José David Piano
Miguel Carreira Acordeão, Guitarra, Viola Campaniça
Vasco Sousa Viola baixo, contrabaixo
Tânia Lopes Percussão
Aline Santos Flauta transversal
Banda Filarmónica 1º de Janeiro Trompa, Bombardino, Sax Barítono, Pratos


Produção | Viola Campaniça Produções Culturais