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Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Passatempo QUADROS VIVOS DE CARAVAGGIO - Porto

O Blog Cultura de Borla juntamente com a FEVER UP tem bilhetes duplos para o espectáculo imersivo QUADROS VIVOS DE CARAVAGGIO na Igreja Senhora da Conceição ao Marquês para as sessões de 

23 novembro | quinta-feira | 21h30

24 de novembro | sexta-feira | 21h30

25 de novembro | sábado | 21h30

aos primeiros leitores que de 5 em 5 participações:

- enviem um mail para culturadeborla@sapo.pt com a frase "Eu quero ir ver QUADROS VIVOS DE CARAVAGGIO  com o Cultura de Borla" com nome, CC e nº de telefone e sessão pretendida.

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Depois de três temporada na Igreja de S. Roque, em Lisboa, uma temporada na Igreja de Santo Ildefonso, no Porto, e uma digressão nacional, que passou pela Guarda, Caminha, Setúbal, Estarreja, Macedo Cavaleiros, Leiria, Figueira da Foz e Loures, avançamos para o ano 2023 indo a Ovar e Oliveira de Azeméis na Igreja Matriz.

 


Tableaux Vivants é uma representação lúdica, muito conhecida pelos fins educacionais e recreativos na história cultural dos Estados Unidos que significa, traduzido do francês, “imagens vivas” ou quadros vivos. O género tornou-se muito popular  entre 1830 e 1920. Tipicamente, numa representação de tableaux vivants, o elenco de personagens representava, em palco, cenas da literatura, da arte, da história ou da vida quotidiana. Içada a cortina, os modelos permaneciam estáticos e em silêncio durante cerca de trinta segundos. Era colocada profunda enfâse na encenação, pose, traje, maquiagem, iluminação e, sobretudo, expressão facial dos modelos. Por vezes, um poema ou música acompanhava a cena.

Dirigida Por Ricardo Barceló, teve a sua estreia em Portugal no dia 5 de Maio de 2019 na Igreja de São Roque e durante as suas 10 primeiras sessões recebeu mais de 2 mil espectadores.

Quadro a quadro, assistimos às recriações das obras do pintor, testemunhando também a harmonia da música e dos movimentos na construção e desconstrução de cada cena. Em cada intervalo, experienciamos também a essencial neutralidade dos atores, criando uma expectativa pelo que se segue.

As dramatizações são acompanhadas pela Missa e B Menor de Bach e trabalhadas com luz por forma a emular o efeito luminoso característico das obras do pintor italiano, conhecido por Tenebrismo.

Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. Nos seus quadros, em vez de adotar figuras etéreas delicadas e perfeitas para representar acontecimentos e personagens bíblicos, o pintor preferia modelos mais próximos das figuras do povo, procurando a realidade crua, palpável e quase sensorial da representação.

Esta representação da irredutibilidade humana, incorporava a imperfeição e o mundano em cenas ousadas, características estas que distinguem inequivocamente as obras de Caravaggio.

Neste trabalho exploramos este percurso em sentido inverso. Partindo das suas mais conhecidas obras, pretendemos dar-lhes a vida que teriam os modelos fora da tela. Ousamos, da mesma forma, reproduzir a intensidade retratada na própria imagem que teria inspirado o pintor.

Envolvido por um enquadramento musical que entendemos ir de encontro à intenção estética e emocional que o pintor intencionou imprimir nos seus quadros, pretendemos devolver ao corpo, a rudez, a emoção e a intensidade pulsátil tão bem representadas por Caravaggio.

‘Quadros de Caravaggio’ | Igreja da Senhora da Conceição – Porto

23 novembro | quinta-feira | 21h30

24 de novembro | sexta-feira | 21h30

25 de novembro | sábado | 21h30