Pátio da Água está de volta com concertos, workshops e gelados para refrescar os dias de verão
Um dos eventos mais aguardados da baixa lisboeta regressa até 1 de outubro, com vários concertos e workshops. O Pátio da Água promete um verão mais fresco e saboroso com a habitual oferta de picolinis da Santini e de água da torneira simples e aromatizada.
Voltam a abrir os portões do n.º 14 na Avenida da Liberdade, em Lisboa, já na próxima sexta-feira, dia 26 de julho. O Pátio da Água, iniciativa da EPAL realizada em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova, é um dos eventos mais aguardados nos meses de verão na baixa lisboeta.
Ainda que o seu conceito primordial seja o da oferta à população de água da rede pública, servida simples ou aromatizada, e o da promoção de uma mensagem de sustentabilidade ambiental, ao longo dos anos a EPAL tem reinventado o Pátio da Água, trazendo novidades a cada edição. A de 2024 não é exceção.
Até dia 1 de outubro, está prevista a realização de um conjunto de ações inovadoras que vão desde workshops de tingimento natural de tecidos, ao poder medicinal da água (uma visão holística deste elemento), aos já conhecidos showcookings com nomes tão sonantes quanto o de Fábio Bernardino. Também haverá espaço para momentos musicais com concertos e Dj´s. O Pátio promete um verão mais fresco e saboroso e, como tal, a habitual oferta de picolinis da marca Santini não podia faltar.
Todas as atividades promovidas neste espaço colocam a tónica na defesa do Ambiente e na importância da reutilização de recursos enquanto fator de sustentabilidade do nosso Planeta. O primeiro workshop decorre já no dia 26 de julho com a influenciadora digital Sara Diniz, que partilhará a técnica de impressão botânica de tecidos, utilizando pigmentos resgatados da cozinha, flores e folhagens em pedaço de algodão e onde a água tem um papel fundamental.
“O tema da edição deste ano é ‘Água pela Paz’ para dar continuidade ao mote lançado pelas Nações Unidas aquando das celebrações do Dia Mundial da Água. Desta forma, a EPAL pretende alertar para a importância do recurso Água nos conflitos armados e relembrar que o seu acesso é um direito humano fundamental”, explica Nuno Campilho, Diretor de Comunicação, Marketing e Comunicação Ambiental da EPAL.
A EPAL, durante todo o ano, sensibiliza o público escolar, desde o ensino pré-escolar ao universitário, e a comunidade no geral, para que seja feita uma gestão eficiente da água e a escolha pela opção sustentável de consumir água da torneira. Assim, reservamos o espaço do Pátio, nas quartas-feiras de manhã (das 10 às 11 horas), para receber público escolar e realizar ações de sensibilização e educação ambiental. Todas estas ações serão adaptadas aos respetivos graus de ensino/idades, não tendo qualquer custo, e as inscrições devem ser feitas através do formulário: https://forms.office.com/e/iNR4SpLhPB.
O Pátio da Água funcionará até ao dia 1 de outubro, de segunda a sexta-feira, entre as 11h30 e as 18h30 (encerra aos feriados). A participação nestes eventos poderá estar sujeita a inscrição prévia que será anunciada nas páginas da EPAL nas redes sociais.