Peças dos Museus do Vaticano e do Museu de Arte Sacra de Teruel na Galeria de Exposições Temporárias da Santa Casa
Um Compromisso para o Futuro é uma exposição que recorda os 500 anos da primeira edição impressa do Compromisso da Confraria de Misericórdia e a atualidade da sua mensagem. Publicado pela primeira vez em 1516, e com edições posteriores, o Compromisso regulamenta a organização, as atividades, e as funções da Confraria da Misericórdia. Ao mesmo tempo anuncia, em letra impressa, o imperativo moral da realização das Obras de Misericórdia e do socorro material e espiritual aos mais necessitados, ou seja, aquele que seria o ideal e a prática das Misericórdias ao longo dos séculos, até aos dias de hoje.
Henrique Leitão, Professor Catedrático e Investigador da Universidade de Lisboa, foi o comissário convidado para esta exposição. Prémio Pessoa 2014, membro da Academia das Ciências de Lisboa e de várias outras sociedades científicas portuguesas e estrangeiras, Henrique Leitão tem uma vasta obra em assuntos de cultura, de ciência, de história do livro e das bibliotecas, no século XVI.
Da exposição fazem parte, entre outras peças, um exemplar da primeira edição impressa do Compromisso e duas pinturas quatrocentistas nunca antes exibidas em Portugal: Opere di Misericordia: Seppelire i morti, pertencente aos Museus do Vaticano e a Virgen de la Misericordia atribuída ao “Maestro de Teruel”, propriedade do Museu de Arte Sacra de Teruel, Espanha.
A exposição integra também um conjunto de fotografias encomendadas a fotógrafos portugueses, que ilustram a modernidade das obras de misericórdia e demonstram a sua importância na atualidade.
Informações:
Exposição Um Compromisso para o Futuro
De 10 de Maio a 10 de Setembro
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Galeria de Exposições Temporárias
(acesso pela Igreja de São Roque)
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa