Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Peças dos Museus do Vaticano e do Museu de Arte Sacra de Teruel na Galeria de Exposições Temporárias da Santa Casa

 

 

Um Compromisso para o Futuro é uma exposição que recorda os 500 anos da primeira edição impressa do Compromisso da Confraria de Misericórdia e a atualidade da sua mensagem. Publicado pela primeira vez em 1516, e com edições posteriores, o Compromisso regulamenta a organização, as atividades, e as funções da Confraria da Misericórdia. Ao mesmo tempo anuncia, em letra impressa, o imperativo moral da realização das Obras de Misericórdia e do socorro material e espiritual aos mais necessitados, ou seja, aquele que seria o ideal e a prática das Misericórdias ao longo dos séculos, até aos dias de hoje.

 

Henrique Leitão, Professor Catedrático e Investigador da Universidade de Lisboa, foi o comissário convidado para esta exposição. Prémio Pessoa 2014, membro da Academia das Ciências de Lisboa e de várias outras sociedades científicas portuguesas e estrangeiras, Henrique Leitão tem uma vasta obra em assuntos de cultura, de ciência, de história do livro e das bibliotecas, no século XVI.

 

Da exposição fazem parte, entre outras peças, um exemplar da primeira edição impressa do Compromisso e duas pinturas quatrocentistas nunca antes exibidas em Portugal: Opere di Misericordia: Seppelire i morti, pertencente aos Museus do Vaticano e a Virgen de la Misericordia atribuída ao “Maestro de Teruel”, propriedade do Museu de Arte Sacra de Teruel, Espanha.

 

A exposição integra também um conjunto de fotografias encomendadas a fotógrafos portugueses, que ilustram a modernidade das obras de misericórdia e demonstram a sua importância na atualidade.

 

Informações:

 

Exposição Um Compromisso para o Futuro

De 10 de Maio a 10 de Setembro

 

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Galeria de Exposições Temporárias

(acesso pela Igreja de São Roque)

Largo Trindade Coelho

1200-470 Lisboa

www.scml.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.