Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

PERFORMANCE DA SEA WOMAN BARBARA VEIGA NO ÚLTIMO DIA DA CONFERÊNCIA DOS OCEANOS

Será no dia 1 de julho, em frente à Altice Arena, no Parque das Nações

IMG_7380 (1).JPG

Barbara Veiga, a “Sea Woman” que atravessou mais de 80 países por mar, a levar seu trabalho multifacetado para dar visibilidade às causas socioambientais, fará uma performance em frente à Altice Arena (Parque das Nações), às 18h30, em 1 de julho, último dia da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. A artista e ativista, que no mês passado realizou a exposição fotográfica, “Mundo Insular”, resultado de seu trabalho de sete anos a navegar pelos oceanos, e que também é autora do livro “Sete Anos em Sete Mares”, elaborou uma ação potente para chamar a atenção do público presente na Conferência da ONU.

 

A performance solo chama-se “One Ocean” e será elaborada com um grande cubo de gelo, de 1,5m X 1m, com palavras esculpidas em madeira em seu interior. “O nome ‘One Ocean’ é basicamente para lembrar que nós só temos um oceano. Este é o momento de pensarmos coletiva e globalmente e  defender esse bioma. Conhecemos apenas 20% dele, é um universo!”, diz Barbara, que irá esculpir o cubo de gelo e usar fogo para o derreter. “Quero fazer uma reflexão sobre a crise climática, a emissão de gases, as pegadas de carbono e como isso prejudica nossa vida”, explica a artista de 38 anos, que é ativista há mais de duas décadas.

 

O figurino é assinado pela estilista Roselyn Silva em parceria com seu marido, o artista Blackson. “Assim que Barbara me contou sobre a ação, fiquei totalmente sensibilizada e comovida, porque também partilho do mesmo sentimento e convicções. Eu aceitei o convite com muito gosto e juntas desenhamos o fato perfeito com um propósito”, conta Roselyn, que desenvolveu um macacão com design apropriado à mobilidade e conforto para a performance, com um tecido que também serve como uma ferramenta de mensagem sustentável. Cada detalhe da performance tem o propósito de inspirar e tocar o público.

 

A ideia de Barbara é usar o espaço da Conferência com uma ação diplomaticamente  questionadora sobre futuro do oceano. A medida que o gelo for derretendo, as palavras ‘One Ocean’, em madeira, vão permanecer. “Falar de oceano é falar de humanidade. Porque temos um tempo curto aqui. A Terra vai continuar com ou sem o ser humano. Chamar atenção para as questões ambientais é chamar a atenção para nossa sobrevivência no planeta”, finaliza a artista visual.

 

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas é coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, com o intuito de promover uma série de soluções, com base científica, para a gestão sustentável do oceano. Na pauta, estão ações como aplicação de tecnologia verde e enfretamento das ameaças mais urgentes, como a acidificação do oceano, a poluição marinha, a pesca ilegal e a perda de habitats.

 

O oceano em números

 

O oceano é 70% da superfície da Terra e a casa de 80% de toda a vida existente, ou seja, é a maior biosfera do planeta. É o pulmão do mundo (metade no nosso oxigênio vem do oceano) e o maior filtro de carbono existente (absorve 25% de todas as emissões de dióxido de carbono e captura 90% do calor gerado por essas emissões).

 

Além da enorme biodiversidade que ainda estamos a descobrir, o oceano é o responsável pela alimentação e pelo trabalho de boa parte da humanidade, e por boa parte dos recursos minerais e energéticos do mundo. Sua conservação não é apenas importante. É fundamental para que a vida na Terra prossiga e perdure.

 

SOBRE BARBARA VEIGA

 

Barbara Veiga é artista e ativista brasileira, com sólido trabalho internacional, que atravessou mais de 80 países por mar, levando seu trabalho multifacetado com o intuito de dar visibilidade às causas socioambientais. É autora do livro “Sete Anos em Sete Mares” (lançado do Brasil, Espanha e Portugal), idealizadora e cofundadora do movimento Liga das Mulheres Pelo Oceano, além de ter incorporado diversos projetos na televisão brasileira e produção audiovisual nacional e internacional da Amazônia à Antártida.

 

Barbara já apresentou performances artísticas como "Sea Woman" no Japão, Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal e "O que eu preciso", no Brasil. Exposições de fotografia ou multimídia foram realizadas na Islândia, França, Itália ou Austrália. Em 2021, apresentou "Eternal Pelagus", exposição na Espanha, à convite do Festival "Mar de Mares". Em 2022, apresentou em Lisboa a exposição fotográfica “Mundo Insular”, resultado de seu trabalho de sete anos a navegar pelos oceanos.

Site: https://www.barbaraveiga.com/

 

 

SERVIÇO

ONE OCEAN PERFORMANCE

Local: Em frente à Altice Arena, Parque das Nações, Lisboa

Data: 1 de julho

Horário: 18h30

Gratuito