Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Perigo, Aventura e Fortuna Numa Vertiginosa Pesca À Enguia | Discovery Showcase HD | 23 Fevereiro 19h30

 

 

Bem-vindo a Eel Country! O Maine é um dos dois estados norte-americanos onde a pesca à enguia está legalizada e as enguias são a segunda maior fonte de receita neste estado, tendo sido responsáveis por cerca de 40 milhões de dólares só no último ano. Mas neste gélido estado de Nova Inglaterra, apanhar este ‘ouro escorregadio’ pode ser demasiado perigoso. A pesca está limitada a um período de apenas dois meses, pelo que os poucos pescadores que conseguem as licenças disponíveis – um limite de 400 – dão tudo por tudo para conseguir aproveitar estes 60 dias, tentando inclusive resistir ao sono para amealhar tudo o que conseguirem, em ‘Cold River Cash’.

 

Na última segunda-feira de fevereiro, ao final da tarde, o Discovery HD Showcase faz a sua primeira viagem às margens rochosas do Maine para acompanhar as aventuras e percalços de três equipas de pescadores que arriscam a vida em busca de uma escorregaria riqueza que dá pelo nome enguia-de-vidro, uma pequena e estranha criatura que pode valer uma fortuna.

Durante a época da pesca à enguia, uns curtos dois meses que começam em março, ‘Cold River Cash’ acompanha três apaixonadas e competitivas equipas - Eelinators, Grinders e Maineiacs – no seu incansável trabalho de encontrar os locais de pesca estratégicos para apanhar mais enguia-de-vidro e proteger este lucrativo território de todas as formas possíveis. É que um 1 quilograma de enguias chega a valer mais de 4 mil dólares.

A forte procura da Ásia por estas enguias representa que estes homens poderão ganhar centenas de milhares de dólares mas significa também que têm apenas dois meses para acumular tudo aquilo que será o seu rendimento anual, pelo que encontrar o sítio certo para pescar pode fazer a diferença entre um ano muito difícil ou realmente milionário.

E é nesta busca que alguns dos pescadores mais destemidos passam estes dois meses, noite e dia, com metade do corpo dentro de uma água gelada, mesmo quando a maré enche e sob nevoeiro cerrado. Penedos escorregadios, estreitas fendas entre rochas, buracos profundos e invisíveis… nada parece travá-los, nem os perigos naturais nem a intensa competição que aguça a vontade de ficar em primeiro lugar.

 

‘Cold River Cash’ estreia no Discovery Showcase HD no 23 dia fevereiro, às 19h30.